Canoas transforma ginásio em abrigo para moradores de rua

Local acomodará até 160 pessoas, que receberão kit higiene, café e janta, doação de roupas e teste Covid

Com o frio intenso registrado nos últimos dias e com a chegada do inverno, no dia 21 de junho, a Prefeitura de Canoas aumentou as ações da Secretaria Municipal de Cidadania. Com termômetros abaixo da casa dos 10 graus no inverno, o ginásio do Colégio São Paulo passará a receber moradores em situação de rua, para que sejam abrigados durante a noite, quando as temperaturas diminuem drasticamente. Segundo o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves, enquanto o frio durar, as ações devem continuar sendo realizadas.

O trabalho de limpeza no ginásio, nas dependências e no pátio do Colégio São Paulo começou na manhã desta terça-feira, 25, com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, da Defesa Civil, das Subprefeituras, do Escritório de Projetos e da Secretaria Municipal de Cidadania. “São 160 vagas disponíveis para pessoas em situação de rua. Os moradores passam uma pernoite, das 18h às 8h. O serviço de acolhimento será realizado todos os dias até que as temperaturas aumentem”, destacou o secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves.

Os desabrigados receberão um kit com sabonete, toalha, shampoo, escova de dentes e pasta dental, além de janta e café da manhã. Também será realizado o teste da Covid-19 para os usuários. A comunidade também pode ajudar com doações de roupas de inverno que estejam em bom estado para a população de rua. A arrecadação também será feita no Colégio São Paulo.

Além do acolhimento, a secretaria de Cidadania também promove serviços de abordagem social, para realizar o encaminhamento para a saúde, entre outros serviços que podem auxiliar a pessoa em condição de rua a mudar de ambiente. “É importante realizarmos esse trabalho porque ele é vital para a população em situação de rua. Com o serviço de acolhimento, podemos prevenir que essas pessoas possam vir a sofrer com a chegada do inverno”, disse Juliano Gonçalves.

O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques visitou a escola no dia 20 de maio, acompanhado da secretária-geral do Município, Pollyana Perinazzo, do secretário de Cidadania, Juliano Gonçalves, do secretário adjunto do Esporte, Jerson Cunha,  e do o assessor Contábil da Fundação La Salle, Edgar Soares. “Tenho certeza que os canoenses, mais uma vez, vão criar uma corrente de solidariedade e dar exemplo para todo o país no acolhimento às pessoas que mais precisam”, disse.