Canoas promove Dia D de vacinação neste sábado (6/5)

19 unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h. Também será possível se vacinar contra a Covid e atualizar as demais vacinas do calendário nacional — Foto: Alisson Moura/PMC

O Dia D de vacinação contra a gripe influenza em Canoas acontece neste sábado (6). Serão 19 unidades de saúde abertas, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

Na ocasião, poderão se vacinar os seguintes grupos: crianças (dos seis meses ao menores de seis anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o nascimento da criança), idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores de ensino básico e superior, povos indígenas, profissionais das forças armadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

Covid-19 e Calendário Nacional de Vacinação

Além da gripe, durante o Dia D de vacinação os canoenses também poderão se vacinar contra a Covid-19. As vacinas monovalentes estarão disponíveis nas unidades de saúde Concoban, Guajuviras, Rio Branco, Praça América e Santa Isabel.

Já as bivalentes, bem como a Pediátrica e a Covid Baby, serão ofertadas em todas as unidades de saúde que estarão abertas neste sábado.

Desde quinta-feira (4), estão aptas a receber a bivalente no município pessoas com 40 ou mais sem comorbidades, 12 anos ou mais com comorbidades, trabalhadores da saúde, imunossuprimidos a partir dos 12 anos, gestantes e puérperas (45 dias após o nascimento do bebê) e pessoas com deficiência permanente. Para receber a dose, é necessário que a pessoa tenha recebido no mínimo duas doses de monovalente e espere um intervalo de quatro meses desde a última vacina. O novo imunizante protege as pessoas tanto do vírus primário da Covid quanto suas variantes, como a Ômicron.

Quanto à vacinação infantil, a Pfizer Pediátrica é aplicada em crianças dos três aos 11 anos, e as doses de Covid Baby em crianças com e sem comorbidades de 6 meses até os 2 anos, 11 meses e 29 dias. Já o reforço da vacina é aplicado na faixa etária dos cinco aos 11 anos. Para que os pequenos recebam as doses, os pais e responsáveis (maiores de 18 anos) devem apresentar comprovante de residência, CPF e cartão SUS da criança.

Durante o Dia D de vacinação, adultos e crianças poderão, ainda, atualizar o Calendário Nacional de Vacinação. A iniciativa estará disponível em todas as unidades que abrirão no sábado.

Unidades que aplicam contra a gripe influenza, bivalente, pediátrica, covid baby e atualização do Calendário Nacional de Vacinação:
Horário: das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia

CAIC, Estância Velha, Guajuviras, Igara, São José, São Vicente, Cerne, Mathias, Natal, União, Praça América, Santa Isabel, São Luís, Concoban, Niterói, Pedro Luís da Silveira, Rio Branco, Mato Grande e Fátima

Unidades que aplicam doses da monovalente
Horário: das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia

Concoban, Guajuviras, Rio Branco, Praça América e Santa Isabel.