‘Canoas Loka de Boa’: Uma semana para celebrar as diferenças e romper com preconceitos

Evento, que volta a ser realizado em 2021 depois de uma interrupção de três anos, busca promover o debate para desmistificar o tema da saúde mental na sociedade

Gustavo Garbino/PMC

Com o tema ‘Botando o Bloco na Rua’, foi aberta nesta segunda-feira (18) a 8ª Semana Canoas Loka de Boa. O evento, que volta a ser realizado em 2021 depois de uma interrupção de três anos, busca promover o debate para desmistificar o tema da saúde mental na sociedade. A programação segue até sexta-feira (22), com atividades artísticas e culturais, gincana, rodas de conversa e uma caminhada, com a participação da comunidade.

A cerimônia reuniu autoridades, trabalhadores da saúde e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), na Praça da Emancipação. A importância da conscientização sobre o tema foi destacada pelo vice-prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques. “O tratamento deve envolver respeito e carinho, para que os pacientes retornem à sociedade e acessem os seus direitos”, afirmou. Ele destacou, ainda, o impacto da pandemia na sociedade, com reflexos, especialmente, na saúde mental da população.

Além de romper com preconceitos e celebrar as diferenças, o Canoas Loka de Boa aborda questões relacionadas à cidadania, na luta pela inclusão e pelo cuidado em liberdade e na defesa do SUS e da reforma psiquiátrica. “Canoas tem o protagonismo na valorização da pauta da saúde mental. Nosso propósito é construir uma política de saúde mental integrativa, com a participação dos usuários dos Caps”, salientou o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos.

A iniciativa é da Diretoria de Políticas e Ações de Saúde Mental (DPASM), da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com os CAPS. Neste ano, o evento presta homenagem ao centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira.

Evento de abertura

A Praça da Emancipação recebeu uma série de atividades na tarde desta segunda-feira. Entre as principais ações, estiveram o Brechó solidário, Arte no tecido, Oficina de dobradura e colagem e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com reiki e auriculoterapia, além de muita música.

Durante o evento, houve a distribuição de mudas de plantas produzidas no CAPS Recanto dos Girassóis, por meio de oficinas de cultivo realizadas em parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI) e a Emater. O objetivo das oficinas é fortalecer vínculos das pessoas a partir do convívio, das memórias, dos saberes e da reconexão com a natureza.

Programação:

18/10 (segunda-feira): Abertura da Semana Loka de Boa – “Botando o Bloco na Rua”, na Praça da Emancipação, das 13h30 às 17h30. Painel Mental, Brechó solidário, Arte no tecido, Oficina de dobradura e colagem e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

19/10 (terça-feira): “Diversão e Arte na rua” com usuários do CAPSi Arco-Íris e do Certea, no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), das 9h às 11h e das 14h às 16h.

20/10 (quarta-feira): Atividade “Saúde Mental é…”, no Calçadão do Centro de Canoas, das  9h às 17h. Flash Mob, calendário afetivo, mostra fotográfica, colcha de retalhos.

21/10 (quinta-feira): PicniCAPS e Jogos Inter CAPS, das 10h às 14h, no Capão do Corvo.

22/10 (sexta-feira): Atividade “Saúde Mental é…”, no Calçadão do Centro de Canoas, das  9h às 17h.

22/10 (sexta-feira) – Caminhada Loka de Boa, às 16h30. Saída do Calçadão de Canoas, passando pela Victor Barreto, Muck e 15 de Janeiro até a Prefeitura Municipal, com encerramento na Praça da Emancipação.