CANOAS: Educação lança ciclo de palestras para o programa Tempo de Cuidar

Foto: Thiago Guimarães/PMC

Com foco em discutir temas relacionados à prevenção da violência escolar e à promoção do bem-estar e cuidado de crianças e adolescentes, o programa Tempo de Cuidar lançou o Ciclo Permanente de Palestras. A primeira edição foi realizada nessa terça-feira (30) e teve como tema “Prevenção do Abuso Sexual Infantil: articulando a rede de apoio”.

“As ações afirmativas na defesa e proteção de crianças e adolescentes passam pelo envolvimento e apropriação dos profissionais da educação com essa temática, principalmente para os bebês e crianças pequenas, que dependem do nosso olhar sensível e atento para fazer valer seus direitos”, destacou a secretária adjunta de Educação, Érida Lemos do Amaral.

Além de gestores e servidores responsáveis pelos trabalhos que já são realizados na rede de Canoas, o evento contou com palestrantes convidadas: a psicóloga e especialista em Intervenção Social com Famílias e Psicologia Escolar e Educacional, Anelise Krás Borges; a advogada e professora Maria Angélica dos Santos Leal, e a assistente social e coordenadora do Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil (Crai), Rita de Cacia Silva da Cruz.

Cerca de 100 gestores das escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental participaram do evento. O objetivo é realizar o ciclo de palestras de forma bimestral, com a abordagem de temas emergentes na educação de Canoas. A iniciativa é resultado de parceria entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública, os programas Tempo de Cuidar e Canoas Cidade do Cuidado, o Urban-95 e a Universidade La Salle.

Tempo de Cuidar

O programa é composto por seis eixos centrais de atuação. Esses eixos consistem na aplicação de questionários a gestores e estudantes adolescentes, formações didático-pedagógicas a gestores e professores, formações a estudantes dos Grêmios Estudantis, com foco no engajamento escolar e protagonismo juvenil, rodas de conversas e palestras sobre habilidades socioemocionais, competências para resolução de problemas e tomadas de decisões.