Canoas é referência com o Programa Primeira Infância Melhor: representantes do Estado de Alagoas vieram conhecer as ações desenvolvidas por aqui

O PIM de Canoas é reconhecido como um dos mais bem-sucedidos do RS na promoção do desenvolvimento infantil e fortalecimento das 300 famílias atendidas

O sucesso do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Canoas chamou a atenção do estado de Alagoas, que visitou a cidade na manhã desta sexta-feira (03). O objetivo foi conhecer de perto todas as ações executadas na cidade gaúcha para replicar a metodologia e expandir o atendimento para mais famílias em situação de vulnerabilidade social do Estado nordestino.

O PIM de Canoas é reconhecido como um dos mais bem-sucedidos do RS na promoção do desenvolvimento infantil e fortalecimento das 300 famílias atendidas. Além da integração das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, há o diferencial da realização de ações em conjunto com a Secretaria de Esporte e Lazer, o que não acontece nas demais cidades.

Dentre os 233 municípios que desenvolvem o programa, o Rio Grande do Sul escolheu Canoas para apresentar à comitiva da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância de Alagoas como o PIM está sendo executado, considerando o trabalho desenvolvido em Canoas e que a cidade foi a primeira do Estado a implantar o programa. Com uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e educadores, o PIM canoense atende crianças de 0 a 6 anos e suas famílias em todas as regiões do município.

A abordagem do PIM é baseada na visita domiciliar, na qual os profissionais orientam as famílias sobre cuidados básicos com a saúde, nutrição, educação e estimulação do desenvolvimento infantil. Além disso, o programa oferece atividades em grupo, como rodas de conversa, brincadeiras e oficinas, que fortalecem o vínculo entre os participantes e a comunidade.

Conferindo o trabalho de perto

A secretária da Primeira Infância de Alagoas, Dra. Paula Dantas, acompanhou uma das visitas realizadas no bairro Guajuviras e comentou sobre a experiência. “Pra mim, foi muito bom. Tudo o que lemos sobre o programa PIM, hoje, nós vimos acontecer na prática. É muito importante entendermos que o PIM tem algumas características que o Criança Feliz sozinho não faz, como, por exemplo, o número de visitas, alguns indicadores que o PIM observa e que o Criança Feliz não. Canoas foi pioneira na visita domiciliar, realizando esse trabalho antes dos demais. Então vamos pegar tudo o que aprendemos aqui e misturar com o que já estamos fazendo para que a nossa política pública cresça e seja mais forte ainda”, destacou.

Denise da Silva, secretária adjunta da Saúde de Canoas ressaltou a importância da troca de experiências para fortalecer o PIM em todo o país. “A parceria entre Canoas e Alagoas é um exemplo de como a colaboração entre diferentes entes federados pode contribuir para o fortalecimento do desenvolvimento infantil e o bem-estar das famílias brasileiras. É desta forma que iremos construir um futuro melhor para todos”, enfatizou a secretária.

Diminuindo desigualdades

O Programa Primeira Infância Melhor é uma política pública que vem ganhando destaque no Brasil e no mundo como uma estratégia eficaz para reduzir as desigualdades sociais. O programa existe há 19 anos em Canoas e atende gestantes e crianças em situação de vulnerabilidade social nos territórios da Mathias Velho, Guajuviras e Harmonia, bem como as residentes no Quilombo Chácara das Rosas.

Patrícia Klein de Oliveira, de 26 anos, é moradora do loteamento MQ4, no bairro Guajuviras, e foi uma das visitadas pela comitiva. Ela é mãe de três crianças e recebe o acompanhamento do PIM desde novembro do ano passado. “Eu gosto muito quando elas vêm aqui em casa. Ajuda muito a mim e as minhas crianças. Elas estão se desenvolvendo melhor e já aprenderam a contar até 10, identificar as cores, entre outras coisas. Acho muito bom e fico muito feliz mesmo”, ressaltou.

Presenças

A superintendente da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância, Alessandra Viana Rolim, e a Assessora Especial da Primeira Infância, Ana Teresa Lopes, participaram das visitas, integrando a comitiva alagoana. O secretário da Saúde de Canoas, Aristeu Ismailow, o secretário de Desenvolvimento Social, Rogério Freitas, e seu adjunto, Jocimar Bamberg, e os secretários adjuntos de Esporte e Lazer, Jerson Cunha e Renan Baum também participaram do encontro.