Canoas conclui oficialmente dois projetos realizados em parceria com o ICLEI

Cerimônia marcou a certificação dos estudantes e escolas que participaram da iniciativa

Foto: Guilherme Pereira/PMC

Nessa terça-feira (28), duas das cinco trilhas da Rede de Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) foram encerradas e certificadas em Canoas. Os programas finalizados, Embaixadores da Justiça Climática e Diagnóstico de Serviços Ecossistêmicos, foram realizados pelas Secretarias do Meio Ambiente e da Educação. O evento também marcou o início da elaboração do Plano de Ação Climática de Canoas (PLACC).

Durante a cerimônia, a aluna Verônica Vitória, da EMEF Rio Grande do Sul, foi homenageada. A estudante criou a ideia dos quatro símbolos da Certificação de Escolas Sustentáveis, projeto que está em andamento. Outros 32 alunos, das oito escolas participantes do projeto Embaixadores da Justiça Climática receberam livros infantis que marcaram oficialmente a participação e o encerramento da iniciativa.

A secretária de Educação, Beth Colombo, elogiou o comprometimento dos alunos no projeto e reforçou a importância da iniciativa. “Temos muito orgulho de todas as escolas e estudantes que participaram destas atividades. Sabemos da importância que os jovens têm para a garantia de um futuro melhor e mais sustentável. Seguiremos dando apoio e suporte para esta iniciativa”.

Sobre o ICLEI

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativa em mais de 130 países, influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono.

A Rede e a equipe de especialistas trabalham juntos oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana. Na América do Sul, o Escritório Regional do ICLEI conecta mais de 100 governos associados em oito países a este movimento global.