Canoas celebra 149 anos da inauguração da via férrea da cidade

Foto: Arquivo Histórico/PMC

São quase 150 anos de um capítulo importante na história do município de Canoas. Em 14 de abril de 1874, era inaugurada a primeira via férrea no Rio Grande do Sul, que ligava Porto Alegre a São Leopoldo, cruzando a área de terra da Fazenda Gravataí, onde hoje se localiza Canoas.

A via, com extensão de 33,75 km, trouxe valorização para o local, o que levou herdeiros de Francisco Pinto Bandeira, antigo proprietário da Fazenda do Gravataí, a pleitear uma parada de trens em suas terras. A partir daí, se iniciou o processo de loteamentos das áreas no entorno da parada e da via férrea, impulsionando o crescimento do povoamento.

Por isto, esta data também marca a referência do início do povoamento da região, conforme o historiador Airan Milititsky Aguiar. “A tecnologia a vapor foi fundamental para o processo de urbanização do antigo Capão das Canoas. Se por um lado a Maria Fumaça dinamizou o transporte de bens e passageiros, cortando a região e facilitando o acesso, por outro, a indústria local se constituiu às margens da ferrovia empregando a mesma tecnologia. Pode-se dizer que a urbanização de Canoas é consequência da Revolução Industrial”.

Você sabia?
Em 14 de abril de 2010 o prédio da Antiga Estação de Trem foi tombado por decreto municipal, devido ao seu valor histórico, arquitetônico e cultural. Atualmente, é possível conhecer e visitar o espaço que está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.