Canoas, 82 anos: Semana do aniversário foi de entrega de muitos presentes à comunidade; relembre os principais

Neste domingo (27), Canoas completa 82 anos. Cidade que ainda é uma guria, mas que mesmo com tão pouca idade se tornou a segunda maior em desenvolvimento do Brasil.

Um governo que desde o primeiro dia vem entregando obras, realizando ações e desenvolvendo projetos para sua comunidade, não poderia fazer diferente na semana do aniversário do Município. E, assim, tivemos uma semana recheadinha de realizações para os canoenses. Confira aqui algumas delas:

Conferência Municipal de Mobilidade e Desenvolvimento

“Juntos, trabalhando para um futuro melhor”. É com esse lema que a Prefeitura vem apresentando seus projetos para a Canoas do futuro. Entre eles, está uma iniciativa inovadora e contemporânea de mobilidade urbana, com novas tecnologias e alternativas para reduzir a emissão de carbono, como o aeromóvel.

Foto: Alisson Moura/PMC

A Conferência Municipal de Mobilidade e Desenvolvimento aconteceu na tarde de segunda-feira (21), no ParkShopping, com palestras e bate-papos com profissionais e engenheiros renomados da área de mobilidade urbana. O destaque do evento foi a assinatura, realizada pelo prefeito Jairo Jorge, do documento Cites Race to Zero, uma campanha global, em que Canoas se compromete com as metas de redução das emissões de carbono.

O prefeito Jairo Jorge ressalta o projeto Mobilidade Zero Carbono como um novo capítulo na história de Canoas. “Estamos aqui para celebrar o futuro. Instigando cada uma das lideranças que participam deste evento para pensar em iniciativas que tornem a nossa cidade mais sustentável, inclusiva e inteligente. São projetos como ciclovias, energia solar, manejo de resíduos sólidos e, sobretudo, alternativas no transporte público que vão reduzir a emissão de carbono”, destaca Jairo Jorge.

Em Canoas, a principal alternativa na mobilidade urbana é o aeromóvel, que deve ter 18 km, 19 veículos, 25 estações e vai transportar mais de 82 mil pessoas por dia. O objetivo da Prefeitura, agora, é atrair parcerias privadas para o projeto.

Asfaltaço

Foto: Tony Capellão/PMC

O prefeito Jairo Jorge visitou, na terça-feira (22), a nova pavimentação asfáltica do MQ1 (macro-quarteirão 1), no bairro Guajuviras. Na Semana de Canoas, a administração municipal entregou 11 ruas asfaltadas na localidade. Lá, o prefeito lançou o Asfaltaço, um programa que pretende pavimentar todas as ruas da cidade.

Jairo Jorge lembrou das ruas asfaltadas em suas gestões anteriores, quando pavimentou 444 ruas. “Iniciamos essa obra em janeiro e já estamos entregando a primeira parte. É somente o começo. Vamos asfaltar 100% das ruas do município”, garantiu.

O secretário de Obras, Sérgio Giugno, elogiou o trabalho realizado pela área técnica da sua secretaria e salientou a melhoria na qualidade de vida da comunidade. Foram asfaltadas as ruas: 3, 4, 5, 6, 7, 8, Olímpio Ferreira Cruz, Beco da Olímpio, Rua Projetada, Bela Vista e 21 de Abril.

Sonia Dutra, que vive na Rua 4, diz que há anos espera melhorias. “Está sendo uma maravilha. A gente nem podia se queixar por que ninguém trazia nada de bom pra gente. Entrava na rua e me dava uma tristeza. Mas a fé era grande”. Uma quadra depois, a dona Fátima Terezinha da Silva conta como era o ambiente externo da casa: “Alagava tudo, o meu pátio e o da vizinha, muito barro”.

Inaugurada reforma da EMEI Beija-Flor

A reforma da EMEI Beija-Flor foi inaugurada na terça-feira (22), com a presença do prefeito Jairo Jorge e da secretária municipal da Educação, Sônia da Rosa. A obra custou R$ 728.177,54, e abrangeu toda a área da escola (237,63m²), incluindo instalações elétricas, hidrossanitárias e substituição da cobertura. Houve, também, a ampliação de 85,11m², espaço composto por refeitório, lavanderia, sanitário/vestiário para funcionários e circulação. A construção do muro de alvenaria integrou a obra.

O prefeito Jairo Jorge lembrou que já concluiu 180 obras para a Educação, em outros mandatos. “Quero concluir todas as obras, principalmente nesta área, trabalhar para fazer mais. O ensino de qualidade prepara as crianças para os desafios futuros”, disse.

Os três pilares da Educação foram citados pela secretária. “Gestão Educacional, gestão Pedagógica e gestão de Infraestrutura. Quero agradecer a secretária-adjunta, Cinara Souza, e o secretário-adjunto Aristeu Ismailow, por todo o empenho para que as obras fossem concluídas”, enfatizou Sônia.

Acompanharam o prefeito no ato o vice-prefeito, Nedy de Vargas Marques; o secretário de Governança e Combate à Pandemia, Felipe Martini; a subprefeita distrital da região Sudeste, Neuza Rufatto; a diretora da escola, Mara Regina de Lima Morales; e a diretora de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Simone Rocha.

Também foram entregues reestruturadas as EMEIs Pé-de-Moleque e Tia Maria Lúcia.

Lives diárias

Cardeal Missioneiro embalou a programação de aniversário com música gaúcha — Foto Alisson Moura/PMC

Diversão garantida com segurança. Um festival de lives shows marcou a Semana de Aniversário de Canoas, de 21 a 27 de junho, sempre às 20 horas. A transmissão acontece pelas redes sociais da Prefeitura de Canoas, no facebook e youTube. Pop, rock, MPB, música tradicionalista, pagode, entre outros estilos fazem parte do repertório dos artistas.

A programação, organizada pela Secretaria Municipal da Cultura, começou com o pop rock do cantor Emerson Ribeiro e seguiu com o tradicionalismo do Cardeal Missioneiro Fábio Duzac e banda. Teve tabém o pop do Vinny Lacerda, o DTG Tropeiros do Ouro Negro e A Trinca, grupo Recuerdos, o rock do Grupo Cartola e o samba do Clube do Pagode. O encerramento é com o Tributo a Tim Maia, com Tonho Crocco.

“Estávamos todos, músicos, equipe técnica, produção, e até os seguranças, muito engajados, havia um clima de extrema colaboração, alegria e satisfação. A interação foi tão grande que é como se o público estivesse ali presente”, destacou o cantor Emerson Ribeiro, que abriu a programação da Semana.

Para o cantor Fábio Duzac, também conhecido como Cardeal Missioneiro, foi uma satisfação enorme ter participado da live em homenagem aos 82 anos da nossa cidade. “Sou natural de São Luiz Gonzaga, mas adotei Canoas como a minha cidade. Fiquei muito feliz de trazer um repertório bem gaúcho. Sempre gostei de cantar a nossa cultura e alegrar os corações”.

Praça das Acácias é entregue aos moradores do bairro Igara

A pequena Alice Schmitt Schroeder, de cinco anos, já estava cedo na Praça das Acácias, no bairro Igara. Ela, que mora em frente ao local e já gostava de brincar no espaço, agora, está ainda mais feliz porque a praça tem brinquedos novos. “Eu venho aqui todo dia, meu brinquedo predileto é o balanço. Obrigada por fazer essa praça tão bonita”, agradece a pequena à Prefeitura de Canoas enquanto aproveitava o balanço.

Nesta terça-feira (22), a praça das Acácias foi entregue à comunidade da Igara. No local foi realizado o plantio de 50 árvores, entre ipês roxos, ipês amarelos, árvores frutíferas, grama e colocação de bancos. Além disso, ainda teve a construção do passeio público, ampliação do piso da pista de caminhada, proteção da futura quadra de futebol cinco, implantação de playground e academia ao ar livre.

Na ocasião, o prefeito Jairo Jorge, que recebeu um agradecimento especial da pequena Alice, afirmou que este é um presente aos moradores da Igara, mas que as melhorias na praça vão continuar, conforme a demanda dos frequentadores do local. “Quando temos espaços esportivos e de lazer, a comunidade aproveita. Este é só o início do que vamos fazer aqui e, o mais importante, também, é manter o local. Além de um espaço de lazer, este é um investimento para a valorização do meio ambiente, o que vem ao encontro da Canoas do futuro que estamos construindo, protegendo a biodiversidade e a natureza”, salienta Jairo Jorge.

Reunião do Conselho da Cidade

Na quarta-feira (23) ocorreu a 1ª Reunião do Conselho da Cidade. Na ocasião, a Prefeitura de Canoas apresentou um balanço das principais ações da Administração Municipal nos primeiros seis meses do governo. As 60 entidades que compõem o conselho deram sugestões de novas políticas públicas.

Na abertura da atividade, o prefeito Jairo Jorge pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19 em Canoas e destacou a importância do Conselho da Cidade para sua gestão como chefe do Executivo canoense. “Existem aqueles que governam sozinhos e nós temos dado prioridade para ouvir a comunidade. Muitas vezes, adotei posições que não eram as minhas, mas eram aquelas trazidas pela sociedade através deste conselho”, explicou o mandatário.

Foto: Gustavo Garbino/PMC

O secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, discorreu sobre os eixos do governo e detalhou as principais ações no combate à Covid-19. “Triplicamos o número de leitos nas nossas unidades de saúde, aumentamos as fiscalizações para coibir aglomerações, desinfectamos os locais de maior concentração de pessoas e investimos na retomada econômica de Canoas com o Juro Zero. Tudo isso para enfrentar esse momento difícil que a pandemia impôs a todos nós”, detalhou Martini.

Para o titular da pasta de Planejamento e Gestão, Fábio Cannas, instrumentos como o Plano Plurianual de Canoas auxiliam a Prefeitura na melhor escolha dos seus investimentos. “A população elencou quais devem ser as prioridades do governo e isso só prova que a marca desta gestão é escutar as pessoas”, pontuou o secretário.

Para mostrar que a retomada econômica de Canoas está acontecendo, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Simone Sabin, destacou os projetos da Prefeitura para estimular a economia local, o pequeno e micro empreendedor e, também, atrair grandes empresas como a loja da Havan ou as empresas instaladas no Parque Canoas de Inovação. “No primeiro semestre de 2021, estimulamos os empresários locais com diversos cursos de qualificação e, nos articulamos com o Governo Federal para buscar recursos para a cidade. É como eu sempre digo, apesar do momento de pandemia que vivemos, a economia e a saúde precisam andar juntas”, afirmou Sabin.

Os representantes da indústria e do comércio e, também, do setor de construção elogiaram as atuais políticas publicas da Prefeitura de Canoas para a população da cidade. O presidente do Sinduscon-RS, Alquiles Dal Molin, destacou os potenciais da cidade e se colocou à disposição para ajudar. “Muito nos honra o convite para integrar este conselho. Queremos contribuir, com a nossa expertise em urbanismo, para o crescimento da cidade e a melhor utilização do plano diretor”, revelou.

Reforma da EMEI Pé de Moleque é entregue no bairro Estância Velha

Uma obra muito esperada pela comunidade do bairro Estância Velha, a EMEI Pé de Moleque foi entregue na tarde desta quarta-feira (23), durante a Semana de Canoas para comemorar o 82º aniversário da cidade. A escola foi totalmente reformada e também foram construídos uma sala de professores e um saguão. O valor das obras foi de R$ 813.210,59.

Na entrega, o prefeito Jairo Jorge ressaltou o compromisso de Canoas com a educação, investindo nos espaços e qualificando, cada vez mais, as atividades pedagógicas. “O que é muito importante é continuar as obras que estão em curso para concluí-las. Precisamos ampliar os espaços escolares em bairros maiores, como este que possui creche. As comunidades precisam”, destaca o prefeito.

Sirlene Ribeiro Carvalho, mãe da pequena Alice, de dois anos, que está no maternal, agradece o empenho da administração municipal nas melhorias da escola. “Está tudo muito lindo, bem organizado e com ambientes bem limpos. Só tenho a agradecer”, afirma.

A escola tem 94 vagas para crianças de zero a cinco anos, e conta com quatro professores da educação básica, cinco agentes de apoio, dois professores de educação infantil e três técnicos de educação básica. A diretora da escola, Ana Paula Rodrigues de Oliveira, disse que a escola foi 100% e que a cozinha, que era longe do refeitório, agora, está integrada ao refeitório.

Nesta quinta-feira foi entregue a reforma da EMEI Tia Lúcia, no bairro Niterói, e 35 salas Google, que são um espaço de aprendizagem criativo, em escolas de ensino fundamental.

Atleta Cidadão do Futuro retomado em Canoas

Mais um presente para os canoenses foi entregue na Semana de Canoas, alusiva aos 82 anos da cidade: o Atleta Cidadão do Futuro. O programa tem o objetivo de oferecer a crianças e adolescentes (de 3 a 18 anos) a prática esportiva de diversas modalidades, a fim de desenvolver as capacidades motoras, cognitivas e sociais, melhorando a qualidade de vida dos pequenos canoenses.

A Prefeitura de Canoas, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), retomou oficialmente o projeto na manhã desta quinta-feira (24), em um evento online. Além do Atleta Cidadão do Futuro, também foi retomado o Programa de Lazer, Atividades Físicas e Saúde (PLAFS).

Na ocasião, o prefeito Jairo Jorge ressaltou que Canoas já foi reconhecida como a cidade do esporte e que a atual administração retoma os programas, que foram lançados em 2009, na primeira gestão, para projetar o município novamente no cenário esportivo. “O esporte é fundamental para a nossa comunidade, vamos criar novos espaços e intensificar os projetos, com o objetivo de promover também a cidadania, a consciência, a integração e o trabalho em equipe”, ressalta o prefeito.

Escolas de Canoas inauguram 36 salas padrão Google

A Prefeitura de Canoas inaugurou na tarde desta quinta-feira (25), em uma transmissão online pelo Facebook, 36 Salas do Conhecimento (Espaço Google) nas Escolas de Ensino Fundamental do município. As salas são um ambiente de tecnologia e pesquisa, uma nova experiência para os professores, de ensinar e aprender.

O prefeito Jairo Jorge foi o mediador do evento, que colocou simultaneamente o gestor municipal, o vice-prefeito Nedy de Vargas Marques; a secretária da Educação, Sônia Rosa; o secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini; o vereador e presidente da Câmara dos Vereadores, Márcio Freitas; o secretário-adjunto da Educação, Aristeu Ismailow; e a secretária-adjunta, Cinara Souza. O evento aconteceu em sete escolas que simbolizaram a entrega de todas.

A Sala de Conhecimento é uma sala de co-criação, explicou a secretária da Educação, Sônia Rosa. “Que estes espaços sirvam de inspiração para produção de pesquisas e que possam não só abrilhantar nossa cidade, mas ser referência no estado e no país”.

Em conversa com Sônia Rosa, durante a transmissão, Jairo Jorge informou que esta entrega é somente o início. “Depois vamos agregar outras tecnologias à nossa Educação, robótica, por exemplo, é muito importante. As escolas com salas Google já contam com cerca de 40 chromebooks cada”, disse o prefeito.

Padrão Google

A estruturação dos espaços foi definida junto à diretoria de cada escola. As salas são um ambiente de possibilidades.

De acordo com Silvia Letícia de Senna, coordenadora da unidade Educação 4.0, da SME, o espaço oportuniza que alunos e professores possam experimentar uma nova experiência de ensinar e aprender, fato que produz um conhecimento mais próximo a nova realidade em que vivemos. “A escola passa a adotar uma nova arquitetura pedagógica, onde alunos são mais autônomos. As atividades respeitam o tempo dos alunos e estilo, estimulam o trabalho coletivo e oportunizam a troca de experiências”, ensinou a professora.

João Paulo I

Na EMEF João Paulo I, no Bairro Harmonia, o diretor Oberdan Peres estava junto à secretária Sônia durante a transmissão online. Lá, o clima da equipe de professores era de alegria. “Além do uso de tecnologia na aprendizagem, a sala é um espaço democrático. Os alunos carentes, que não têm acesso às novas tecnologias em casa, estarão conectados e integrados a essa nova realidade”, disse o diretor. Para a aluna do 6º ano, Gabriela Valentina Machado, vai ser muito legal estudar no novo espaço, colorido, com jogos e computadores.

Sonho de 200 famílias é concretizado na entrega das chaves do Residencial Santa Fé

A prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano e Habitação, entregou nesta sexta-feira (25) 200 apartamentos para famílias de baixa renda inscritas no Programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida). A cerimônia de entrega das chaves dos imóveis foi realizada no próprio residencial e contou com a presença de autoridades nacionais e municipais.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, explicou o processo que teve início em 2016, com a doação de terrenos da prefeitura para a Caixa Econômica Federal. Ele destacou que apesar de muitas resistências, conseguiu avançar com o projeto. O prefeito também lembrou do compromisso que criou, quando retornou à prefeitura, em 2021, de entregar as obras do residencial até a Semana de Canoas. “O sonho que vocês estão realizando hoje é o sonho de muita gente. Canoas é a cidade do Rio Grande do Sul que mais licenciou imóveis pelo Minha Casa Minha Vida, hoje, Casa Verde e Amarela”, disse Jairo Jorge. “Até 2024, vamos implantar um programa de lotes urbanizados, dar rua asfaltada, esgoto, água, luz para que as pessoas construam suas moradias. Temos que dar estrutura para as pessoas”, informou o prefeito, referindo-se ao projeto Semente.

O ministro Nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, e o chefe de Gabinete do ministro de Estado do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti, descerraram com o prefeito a placa que inaugurou o condomínio, que recebeu do Governo Federal R$12.800.000,00 de investimento na obra, mais R$ 328.000,00 que foram utilizados nos trabalhos técnicos sociais. “No início da obra, já pensamos que o que queríamos era que as pessoas tivessem dignidade. O trabalho social do prefeito Jairo Jorge foi de muita importância para que isso ocorresse. Os novos moradores têm próximo a suas moradias creche, escola, posto de saúde e toda a infraestrutura do condomínio”, falou Alfredo dos Santos.

A área total do residencial é de 11.450,35m² e abrange 10 torres de cinco andares. Quatro apartamentos por andar, de 41,76m² cada, totalizam 200 unidades habitacionais. As áreas comuns possuem salão de festas, academia ao ar livre, playground e guarita de segurança na entrada. O estacionamento rotativo tem 101 vagas. Por isso, os filhos da dona Cintia Cristina Dias Soares estavam emocionados. “É um novo começo para nós, estamos muito felizes. A nossa mudança vem dia 3 de julho mas estamos ansiosos”, falou Cintia.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, César Augusto Moreira, destacou a emoção das pessoas o evento. “Assim como a dona Cintia, são 200 famílias sentindo essa alegria. Cuidamos de todos os detalhes para concluir esse empreendimento, e nos importamos, principalmente, em dar conforto para as pessoas”, relatou, sobre a qualidade dos materiais utilizados na obra e dos espaços comuns do residencial.

Todos os apartamentos térreos são adaptáveis para PCD. Alguns já foram modificados, mas na unidade da dona Rosana da Silva não foi preciso. “Me ofereceram algumas adaptações mas o problema dela não requer, ela é totalmente dependente de mim”, diz sobre a filha Mônica, que tem deficiências. Uma das mais pessoas mais animadas da cerimônia, Fredolina Silva Guimarães, recebeu a chave de sua casa, aos 96 anos. “Com 96 anos a gente espera uma velhice tranquila, vivia sempre pagando aluguel”, contou.

Veja o vídeo produzido pelo Vale Notícia:

Prefeitura de Canoas entrega obras da Vala Curitiba e Casa de Bombas 8

Melhor escoamento das águas das chuvas e proteção de inundações. Esse é o resultado da construção de cinco quilômetros de uma galeria em concreto armado na Vala da Curitiba e da Casa de Bombas 8, no bairro Mathias Velho. As obras foram inauguradas na manhã desta sexta-feira (25) durante a Semana de Aniversário de 82 anos de Canoas.

Conforme o secretário municipal de Obras, Sergio Giugno, os trabalhos na região, que integravam o do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), começaram em outubro de 2012 e foram concluídos esse mês. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 72 milhões, sendo 69 milhões de recursos do Orçamento Geral da União e uma contrapartida de três milhões para o município.

Além da construção do canal de concreto e da Casa de Bombas 8, também foi realizada a execução de redes de grande diâmetro para melhorar o fluxo das águas pluviais nas ruas adjacentes ao canal. Outro investimento realizado, que custou cerca de R$ 1,4 milhão, foi um trabalho socioambiental para conscientizar a população sobre a importância das obras e a necessidade de preservação do espaço.
Antes das obras, o canal da Vala Curitiba era muito difícil de limpar em função da terra e pela falta de estrutura adequada. O local, que recebe toda a água da chuva do bairro Mathias Velho e parte do Centro, acabava causando alagamentos nas ruas.

Foto: Tony Capellão/PMC

O secretário municipal de Obras Sérgio Giugno destaca que as obras da Curitiba seguem uma diretriz mundial estabelecida pela ONU ainda em 2010, quando lançou o desafio da Construção de Cidades Resilientes. “A campanha mundial buscava conscientizar os gestores públicos para a contratação de projetos e para evitar riscos de catástrofes, o que inclui as inundações. Mesmo antes do lançamento do programa da ONU, o prefeito Jairo Jorge já buscava recursos para minimizar os riscos de alagamentos em Canoas”, recorda.

Representando o Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional, o chefe de gabinete Fernando Diniz, participou da entrega das obras da Vala Curitiba. Quem também acompanhou a programação foi o Secretário Nacional da Habitação, Alfredo dos Santos e os deputados federais Nereu Crispim e Bibo Nunes.

“Estamos muito felizes com a conclusão dessa obra. Investir em saneamento é investir na saúde das pessoas. São cerca de 100 mil pessoas que serão impactadas positivamente”, salientou Diniz. O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, recordou que no início da sua primeira gestão como prefeito de Canoas preocupou-se em buscar recursos para obras de saneamento.

“Hoje eu tenho a honra e orgulho de concluir essa obra, que iniciou no final do meu primeiro governo e foi concluída esse mês para dar segurança contra os alagamentos. Não é fácil fazer uma obra com a água correndo, o que envolveu muita complexidade”. O prefeito sinaliza ainda que a ideia é dar continuidade a obra, com a possibilidade de fechar essa vala, uma vez que já conta com estrutura para isso.