Campeonato Internacional de Karatê Kyokushin reuniu 120 atletas em Canoas

Evento realizado no Centro Olímpico Municipal, contou com participantes de três países — Fotos: Thiago Guimarães/PMC

No último domingo (21/5), Canoas recebeu mais de 120 atletas, de vários lugares do Brasil e de países como Argentina e Uruguai, para o Campeonato Internacional de Karatê Kyokushin. O evento foi realizado no Centro Olímpico Municipal (COM) e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), realizou a cedência do espaço para a disputa. Além de um show de esporte, os participantes ainda ajudaram com a arrecadação de mais de 200 kg de alimentos, sendo doados para o Movimento Ação por Canoas (MACA).

De acordo com o professor de karatê e presidente da So-Kyokushin/Brasil, Valmir Telles, o evento foi um grande sucesso. “Ficamos muito contentes, pois foi o primeiro evento de nível internacional que a nossa associação realizou após a pandemia. Somos muito gratos à Prefeitura de Canoas e a Smel, pelo apoio e cedência da excelente estrutura do COM. Graças a este apoio, foi possível realizar um evento desta magnitude”.

O Karatê Kyokushin é um estilo de arte marcial originário do Japão, que reúne técnicas dinâmicas que priorizam o rigor consigo mesmo, a compreensão com seus semelhantes, respeitar os pais e ser fiel aos seus princípios. A modalidade faz parte das vivências esportivas oferecidas em escolas da rede municipal pelo Programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF), categoria educacional da Smel.

Os alunos que participam das aulas do ACF no contraturno escolar recebem, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (SME), alimentação e aulas de reforço escolar. São sete professores capacitados para atuar nas modalidades disponíveis nos quatro quadrantes.