Bosque da Saudade homenageia vítimas da Covid-19 em Canoas

Memorial tem 1.520 mudas de árvores plantadas, uma para cada vida perdida na cidade

Saudade e esperança. Foram com estes sentimentos que familiares de seis vítimas da Covid-19 plantaram uma muda de árvore em homenagem aos entes queridos no Bosque da Saudade. Ao todo, o memorial conta com 1.520 árvores, uma para vida perdida para a doença em Canoas.

O Bosque da Saudade fica na Fazenda Guajuviras e foi entregue aos canoenses na tarde desta terça-feira (29). A pequena Maria Júlia Pereira da Silva, de seis anos, acompanhada pela mãe Beatriz Pereira, plantou uma árvore para o pai, Raimundo Júlio da Silva, que faleceu em dezembro de 2020. “Para nós duas, este momento está sendo muito especial. A gente sente muita falta dele, queríamos que ele estivesse aqui. Mas, essa árvore vai nos ajudar a nos manter em pé, pois sabemos que tem algo crescendo em nome dele”, comenta a mãe Beatriz.

Fotos: Gustavo Garbino/PMC

Além de Maria Júlia e Beatriz, parentes de Rosemeri Rodrigues Moreira, Marlene Rodrigues Moreira, Silvia Harzheim, Ana Juçara Medeiros e Alicy Paulo de Oliveira também plantaram uma árvore em homenagem aos seus entes queridos.

Jairo Jorge: Quem planta uma árvore acredita no futuro e tem esperança. Que este bosque possa trazer conforto e preservar a memória, para que jamais esqueceremos dessas pessoas.”

O prefeito Jairo Jorge enfatizou que a homenagem tem o objetivo de preservar a história e celebrar a memória de cada canoense que perdeu a vida para a Covid-19. “Quem planta uma árvore acredita no futuro e tem esperança. Que este bosque possa trazer conforto e preservar a memória, para que jamais esqueceremos dessas pessoas. Este ato é singelo, mas tem o objetivo de eternizar a memória dos nossos entes, pois todos nós perdemos amigos, um familiar ou um colega de trabalho para a Covid-19. É um momento de tristeza, mas o Bosque da Saudade representa conforto, solidariedade e esperança”, emociona-se o prefeito.

O objetivo da proposta é registrar o enfrentamento à pandemia na cidade, preservar a história das pessoas que perderam sua vida e oferecer a amigos e familiares um espaço de luto e reverência.

O Bosque da Saudade fica na Fazenda Guajuviras e conta com mudas de caroba, guabiju, guabiroba, guabirobinha, sete capote, ingá, chal chal, chá de bugre, ipê amarelo, branco e roxo. O memorial integra a programação da Semana de Canoas, alusiva aos 82 anos.