Banco de Sangue do HU recebe visita de plataforma parceira

Projeto online conecta doadores com receptores cadastrados no site www.bancodesanguevirtual.com.br

Divulgação/HU

Nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro, a equipe do Banco de Sangue do Hospital Universitário de Canoas (HU) recebeu a visita do idealizador do projeto Banco de Sangue Virtual, Ricardo Nunes. Durante o encontro foi apresentada a plataforma virtual (www.bancodesanguevirtual.com.br) que conecta doadores e receptores de sangue. A atividade também contou com a participação do presidente da Comissão de Humanização, Thiago Padilha.

Conforme Nunes, o Banco de Sangue Virtual busca formar um cadastro de doadores voluntários e identificar os diferentes tipos sanguíneos e os respectivos fatores para que os hemocentros possam salvar vidas. Dessa forma, o projeto do Banco de Sangue Virtual avisa por e-mail e WhatsApp, cadastrados em seu site, quando alguém da sua cidade estiver precisando do seu tipo sanguíneo. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: contato@bancodesanguevirtual.com.br.

Para o presidente da Comissão de Humanização, Thiago Padilha, a parceria com o Banco de Sangue Virtual é uma iniciativa muito bem-vinda. “As doações são sempre necessárias e fundamentais para salvar vidas”, destaca Padilha. A enfermeira responsável pelo Núcleo de Hemoterapia do HU, Thainá Tasch, destaca que é um ato simples e que pode ajudar a salvar muitas vidas. “Em nome dos pacientes do Hospital Universitário de Canoas, e demais hospitais que abastecemos, agradecemos antecipadamente o apoio e parceria do Banco de Sangue Virtual”.

Banco de Sangue do HU
Localizado na Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José, em Canoas, o Banco de Sangue do HU funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. Além de atender aos pacientes do próprio Hospital Universitário, o local é responsável pelo abastecimento dos hospitais de Pronto Socorro de Canoas, Nossa Senhora das Graças e o hospital da Base Aérea de Canoas. Mais informações podem ser pedidas através do telefone (51) 3478-8200.

Algumas condições básicas para doar:
– Ter entre 18 e 60 anos para a primeira vez, ou até 69 anos se já é doador;
– Jovens de 16 a 18 anos, desde que possuam autorização do responsável;
– Ter 50 quilos ou mais;
– Estar bem alimentado;
– Não ter ingerido álcool e/ou comidas gordurosas nas últimas 12 horas;
– Estar se sentindo bem, sem dores ou sintomas gripais;
– Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.