Atletas de Canoas conquistam 21 medalhas no Campeonato Brasileiro de Natação CBDI

Atletas do Programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF) Paradesporto retornaram nesta terça-feira (4) do Campeonato Brasileiro de Natação CBDI com as malas cheias de medalhas. Foram três ouros, 13 pratas e seis bronzes conquistados pela equipe do ACF de Canoas, que na classificação final também levou o título de vice-campeão da competição.

O Campeonato Brasileiro de Natação CBDI 2023 é promovido pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais, com o apoio do CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro, contando com a participação de Clubes e Associações que promovam o desporto do deficiente intelectual.

A técnica da equipe, Fernanda Michaelsen, destaca que essa competição assim como outras competições são desafios que os atletas se determinam a superar, se empenham e focam diariamente nos treinos. “Ficar como a segunda melhor equipe do Brasil, traz para o município de Canoas o trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido no Paradesporto junto com a parceria da Associação Esporte +”.

Integração e vitórias

Sorrisos largos e muita alegria no retorno dos atletas do ACF Paradesporto, não só pela quantidade de medalhas conquistadas, mas também pelo ótimo desempenho que a equipe vem tendo nos campeonatos que disputou até agora. O atleta Arthur Monteiro participou pela primeira vez de uma competição e comentou com entusiasmo a experiência. “Foi muito legal. A primeira vez que eu andei de avião, senti um frio na barriga. Quero muito ir de novo, competir e ganhar mais medalhas. Gostei de estar ao lado dos meus colegas atletas, torcer e poder trazer um troféu para casa.”

Para Mara Rúbia, atleta que conquistou duas medalhas de ouro, a competição além de proporcionar a ela um melhor desenvolvimento, é um momento de maior integração com a equipe. “Sou muito grata por mais uma vez ter participado, pois, além de nadar, passei momentos super divertidos ao lado de pessoas maravilhosas, além de ganhar duas medalhas de ouro”.

ACF Paradesporto

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) desenvolve o trabalho do ACF Paradesporto em parceria com a Associação Esporte +, que, em conjunto, acolhe novos atletas oriundos dessa instituição. O trabalho visa a formação e consolidação da performance de rendimento, possibilitando o desenvolvimento do paradesporto e a relação do ensino e formação pessoal.