Arte urbana: novas cores e traços no Centro de Canoas

Intervenção é realizada por seis artistas gráficos, selecionados pelo projeto Nos Trilhos da Arte

Fotos: Gustavo Garbino/PMC

Quem circula pela Avenida Victor Barreto, entre a Estação Canoas e a Antiga Estação de Trem, pode conferir novas cores e traços de grafite no muro da Trensurb. A intervenção é realizada por seis artistas gráficos selecionados pelo projeto Nos Trilhos da Arte. A iniciativa, que tem financiamento da Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), conta com a execução da Secretaria Municipal da Cultura. A previsão de conclusão do trabalho é até o dia 27 de setembro, conforme a diretora municipal de Linguagens Culturais e Eventos, Cristina Colares, a Tina.

Alice Caumo resgata a vegetação nativa em traços do grafite

Com base branca de fundo, a artista Alice Caumo, 21 anos, realiza o grafite As Cores da Origem. “O meu trabalho retoma essa vegetação nativa, que já não existe mais no local. A ideia é trazer um contraste de cor, beleza e natureza para o cinza da cidade”, explica a moradora de Porto Alegre. A jovem destaca que a ideia é impactar quem circula pela Avenida Victor Barreto, principalmente quem trabalha nas lojas próximas.

Há 19 anos no ramo do grafite, Rafael Jung, 38 anos, foi selecionado com o projeto Polarização das Cores. Abelhas, folhas e flores podem ser conferidas em sua arte, que usa o fundo preto de base. “O grafite é a minha vida. As pessoas que costumam ficar na parada de ônibus, por exemplo, vão poder apreciar a nossa arte”, observa o artista de Novo Hamburgo. O trabalho conta com a participação de  Luciano Brum, que trabalha na mesma equipe de Rafa.

Além da Alice e do Rafa, também foram selecionados os trabalhos de Carlos Vinicius Jenisch da Silva, Porto Alegre; Guilherme de Souza Menezes, Canoas; Brenda Klein, Porto Alegre e Ricardo Dias Moreira, de Porto Alegre.

O projeto Nos Trilhos da Arte, que contemplou artistas da região Metropolitana, além de trazer arte para a cidade, também ofereceu oficinas gratuitas para a comunidade canoense. Foram quatro dias de instruções, de 8 a 13 de setembro.

Produção do trabalho pode ser apreciada ao vivo na Victor Barreto

Saiba mais