Apenas em maio, Prefeitura de Canoas elimina 359 focos de Aedes aegypti

A Prefeitura de Canoas segue intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. No mês de maio, foram vistoriados 4.410 residências, encontrando 412 focos do mosquito e eliminando 359 criadouros de dengue.

Os demais 53 casos são focos em que não há como eliminar, como caixas d’água, ralos, piscinas, tonéis de água da chuva, entre outros. Nestes casos, os pontos foram tratados e os proprietários orientados e tomarem os devidos cuidados.

Os 359 criadouros eliminados representam uma intensificação no combate à dengue na cidade, uma vez que é 46% a mais do que o eliminado em abril – 245. Parte deste resultado é em virtude da população estar cada vez mais consciente, seja eliminando os possíveis focos da doença como permitindo mais a entrada dos agendes nas residências e denunciando possíveis criadouros do mosquito.

Atualmente, Canoas está com 207 casos confirmados. Destes, 190 autóctones (contraídos dentro do próprio município) e os demais, importados. A maior incidência está no bairro Mathias Velho, seguido do Harmonia e Niterói.

Combate constante
São 39 agentes endêmicos da Secretaria da Saúde atuando pela cidade. A partir desta semana, Canoas recebe o reforço de mais 20 militares da Força Aérea para lutar contra à doença.

As equipes, além das fiscalizações aleatórias, fazem ainda vistorias em pontos fruto de denúncias e visitas em locais estratégicos – nestes os agentes retornam a cada 15 dias. As pulverizações e pesquisas vetoriais seguem constantemente.

Os agentes de combate às endemias continuam em busca de focos de larvas do mosquito por toda a cidade, dando orientações aos moradores sobre os cuidados para conter o avanço da doença e, sempre que um caso é identificado ou que há suspeita da doença, é feita uma pulverização de inseticida em um raio de 150 metros, a partir do ponto onde há o enfermo.

Denuncie
Através do telefone 0800-510-1234, a população pode denunciar possíveis focos do mosquito de forma gratuita, seja em áreas públicas ou privadas.

Sintomas da dengue:
– Febre alta
– Dores no corpo e nas articulações
– Dor de cabeça

Onde procurar atendimento:
UPA Boqueirão
Diariamente (24 horas)
Endereço: Rua Boqueirão, 2901 – Bairro Guajuviras

UPA Rio Branco
Diariamente (24 horas)
Endereço: Rua Cairú, 600 – Bairro Rio Branco

UPA Liberty Dick Conter
Diariamente (24 horas)
Endereço: Rua Caçapava, 201 – Bairro Mathias Velho

UPA do Idoso
De segunda a sábado, das 07h às 19h
Endereço: Rua José de Alencar, s/nº – Bairro Rio Branco