Anote a data: Inscrições para o programa Oportunidade Canoense, que distribui passagens de ônibus para quem está sem emprego, iniciam dia 7 de fevereiro

Meta do programa é beneficiar até dez mil pessoas que se encontram em vulnerabilidade social

Foto: Alisson Moura — Ecom/PMC

Para combater o desemprego e estimular o desenvolvimento econômico do município, a Prefeitura de Canoas lança, no dia 7 de fevereiro, a terceira edição do programa Oportunidade Canoense. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Governança e Enfrentamento à Pandemia, vai fornecer 80 passagens de ônibus gratuitas às pessoas que estão em busca de uma vaga de trabalho. A meta do programa é beneficiar até dez mil pessoas que se encontram em vulnerabilidade social. Para receber o benefício, os interessados terão que se inscrever, de 7 a 20 de fevereiro, no site da Prefeitura: canoas.rs.gov.br.

Quem não puder fazer a inscrição pela Internet, poderá realizar de forma presencial, nas cinco subprefeituras e nos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Os endereços podem ser conferidos abaixo. O atendimento nos CRAS ocorre das 8h às 18h. Já as subprefeituras atendem das 9h às 17h.  Para se inscrever, é preciso apresentar documento com foto e CPF, comprovante de residência e cópia da Carteira de Trabalho

Quem pode ser beneficiado?
Para participar, é necessário:
– estar desempregado
– ser maior de 18 anos
– residir em Canoas
– ter renda familiar por pessoa de até um salário mínimo
– estar com o esquema vacinal contra a Covid-19 em dia
– Ter inscrição atualizada no Cadastro Único (CadÚnico)

Segundo o prefeito Jairo Jorge, o programa é mais uma das iniciativas da Prefeitura para auxiliar as pessoas que mais precisam. “O programa Oportunidade Canoense vai proporcionar condições para que dez mil pessoas, que estão sofrendo com o desemprego, consigam se transportar pela cidade para uma entrevista de trabalho. Nossa preocupação é recolocar essas pessoas no mercado, para que Canoas possa seguir retomando o desenvolvimento e a geração de emprego e renda”, ressaltou.

Moradora do Bairro Guajuviras, Liziane Nascimento, 42 anos, foi uma das beneficiadas pelo Oportunidade Canoense. Ela comenta que as passagens vão ajudar na busca de emprego. “Esse benefício ajuda muito. Eu estou procurando emprego há alguns meses e, muitas vezes, falta dinheiro para as passagens. Mas, agora, com o cartão, esse problema está resolvido”, comemorou.

Coordenado pela Secretaria de Governança e Enfrentamento à Pandemia, o programa integra as medidas definidas no Plano de Reestruturação do Transporte Público de Canoas. As passagens serão fornecidas através do cartão TEU, que será distribuído aos canoenses que ainda não contam com o bilhete.

Confira os endereços dos CRAS e das subprefeituras:
CRAS Guajuviras – Nordeste
Setor 5, Quadra R, 20 – Guajuviras

CRAS Rio Branco – Sudoeste
Rua Montenegro, 1057 – Rio Branco

CRAS Mathias Velho – Noroeste
Rua São Gabriel, 441 – Mathias Velho

CRAS Niterói – Sudeste
Rua Alegrete ,1295 – Niterói

Subprefeitura Nordeste
Av. Boqueirão, 3166 – Estância Velha

Subprefeitura Noroeste
R. Candelária, 441 – Mathias Velho

Subprefeitura Sudoeste
R. Edgar Fritz Muller, 430 – Rio Branco

Subprefeitura Sudeste
R. Mal. Rondon, 100 – Niterói

Subprefeitura Centro
R. Euclídes da Cunha, 280 – Centro