Alerta: calor extremo exigirá cuidados com exposição ao sol

A temperatura em Canoas poderá chegar aos 40ºC na sombra

Foto: ECOM

O tempo seco com sol segue ao longo da semana e provoca o aumento das temperaturas nos próximos dias. O Escritório de Resiliência Climática (Eclima) de Canoas faz um alerta sobre os riscos da exposição excessiva ao sol e os cuidados necessários para enfrentar essa onda de calor. Os dias mais críticos serão sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17).

Ainda segundo o Eclima, as máximas na cidade poderão chegar aos 40ºC. Já a temperatura na exposição direta ao sol poderá atingir marcas de 50ºC. O calor desproporcional e a permanência sob os raios solares podem afetar as condições de saúde da população. “É importante ter alguns cuidados para evitar situações de desidratação com a falta de líquido no corpo, os perigos da insolação e o agravamento do estado de saúde de enfermos. O consumo de muita água e utilização do protetor solar são indispensáveis”, afirma o secretário do Eclima, Aristeu Ismailow.

O contato com os raios solares merece uma atenção especial nos próximos dias. “Não é indicada a exposição ao sol nos horários entre 10 e 17h. As pessoas que realizam atividades físicas rotineiras devem optar por períodos sem a incidência de sol forte”, acrescenta Ismailow.

Dicas para não sofrer com o calor
Use protetor solar (filtro solar) antes da exposição ao sol;
É indicada a reposição do produto no corpo a cada duas horas;
Fator de proteção acima de 30 é o mais recomendado para forte calor, entretanto, o tipo de pele não pode ser ignorado;
Evite a exposição direta ao sol entre 10h e 17h;
Atividades físicas somente em horários sem sol forte;
Opte por roupas claras, leves e frescas;
Uso de chapéus, bonés e óculos escuros são formas de proteção;
Faça a hidratação ainda que não tenha sede. O indicado é mais de dois litros de água por dia;
As refeições devem ser leves, com muitas frutas e verduras.

Previsão para os próximos dias:
Quinta-feira (14) – Dia com predomínio de sol, a temperatura aumenta ainda mais e intensifica o calor e a sensação de abafamento. Mínima de 21ºC e máxima de 38ºC.
Sexta-feira (15) – O sol aparece com nuvens. A atmosfera muito quente e instável provoca calor intenso e abafamento. Entre a tarde e noite, as nuvens aumentam e provocam chuva. Há possibilidade de temporal com raios, trovoadas e ventania. Mínima de 22ºC e máxima de 39ºC.