“Agora sim, voltamos a ter iluminação e segurança”. Canoenses celebram as melhorias no serviço de iluminação pública

Saiba como podem ser feitas as solicitações para recuperação de pontos de iluminação

Ao todo, já foram instaladas mais de 1200 novas lâmpadas desde o início do novo contrato — Foto: Guilherme Pereira/PMC

Os trabalhos para qualificação da iluminação pública de Canoas seguem a todo vapor. Nessa quarta-feira (25), foram 78 pontos de iluminação recuperados, nos bairros Igara, Guajuviras, Nossa Senhora das Graças, Estância Velha e Niterói. Ao todo, já foram instaladas mais de 1.200 novas lâmpadas desde o início do novo contrato de iluminação pública.

Quando viu o caminhão que realiza a manutenção da iluminação pública parar em frente à sua residência, o motorista de ônibus, Moacir dos Santos, foi ver se realmente era para trocar as lâmpadas, queimadas há meses. “Agora sim, voltaremos a ter iluminação e segurança. Saio de casa às 4h30 e é uma escuridão, gerando muita insegurança. Vai ser muito bom”, disse o morador da rua Assis Brasil, bairro Nossa Senhora das Graças.

O diretor de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), Cesar Samário, destacou o andamento dos trabalhos. “Estamos com as equipes trabalhando até de madrugada, é um trabalho incansável. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas vamos seguir trabalhando a todo o vapor para garantir uma iluminação pública de qualidade em Canoas”.

O novo contrato terá duração de 12 meses com um custo mensal estimado de R$ 638 mil. A empresa Vitorialuz Construções, vencedora da licitação, está encarregada pela gestão da iluminação pública de avenidas, ruas, parques e praças da cidade, com mão de obra especializada e o fornecimento dos materiais necessários.

A Prefeitura de Canoas esclarece que a recuperação dos pontos de iluminação é feita seguindo os protocolos recebidos através do Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) e das Subprefeituras. As solicitações para recuperação de pontos de iluminação podem ser feitas no CAC, no endereço Rua Ipiranga, 120, Centro, ou através do número 0800-510-1234. As demandas também podem ser solicitadas nas Subprefeituras.