Abertura da Semana de Prevenção à Violência Escolar em Canoas acontece na próxima segunda-feira, 11/9

Com o tema “Engajamento e Protagonismo”, Canoas promove, a partir da próxima segunda-feira (11), a 1ª Semana de Prevenção à Violência Escolar. A abertura oficial acontece no Salão de Atos da Universidade La Salle, a partir das 18h30. A participação é aberta ao público e as inscrições podem ser feitas por meio de formulário disponível neste link.

O evento de abertura contará com a participação da Psicóloga Karen Haack, do professor e Mestre Edgar Abrahão Pereira, da professora Letícia dos Santos e da estudante Rafaela Bastos Pfeifer. A programação da semana terá ainda palestras, capacitações, exposições e formações com professores, gestores, lideranças juvenis e a comunidade escolar em geral.

A realização da semana, é uma forma de dar continuidade e ampliar às ações do Programa Tempo de Cuidar. “É cada vez mais necessário construirmos uma rede de apoio capaz de atuar na prevenção da violência escolar, praticadas contra crianças e adolescentes. Com o Tempo de Cuidar, podemos cada vez mais trabalhar na promoção de práticas educativas positivas”, explica a gestora da Unidade de Gestão do Cuidado, Grazielli Fernandes.

Tempo de Cuidar

O programa é composto por seis eixos centrais de atuação. Os eixos consistem na aplicação de questionários a gestores e estudantes adolescentes, formações didático-pedagógicas a gestores e professores, formações a estudantes dos Grêmios Estudantis, com foco no engajamento escolar e protagonismo juvenil, rodas de conversas e palestras sobre habilidades socioemocionais, competências para resolução de problemas e tomadas de decisões.

Também são realizadas conversas individuais e coletivas com as famílias a fim de integrá-las à rotina escolar. A atuação resultou na realização do Fórum de Prevenção à Violência Escolar, que reúne diferentes órgãos de proteção para articular e padronizar o manejo dos casos de violência escolar e acesso a direitos de estudantes e famílias, e na Semana de Prevenção à Violência Escolar, cujo foco é a integração entre escolas.