Vai começar a 10ª edição da Semana da Poesia de Cachoeirinha

Foto do espetáculo O Museu Desmiolado — Elizabeth Thiel

Começa, amanhã (21) e se estende até o dia 27, a 10ª edição da Semana da Poesia de Cachoeirinha. Dezenove escolas da cidade (17 municipais, uma estadual e uma particular) realizarão e/ou acolherão atividades, muitas delas oferecidas por autores e outros parceiros do evento.

Também ocorrerão atividades no Instituto Cultural e Social Ágora, que promove a Semana, na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, na Parada da Leitura e nos locais do Projeto Gelotecas. Além disto, autores que integram o ColetiveArts publicarão poemas na página do evento no Facebook durante o evento.

ESCOLAS

Colégio Ineditec – Receberá, no dia 21 de março, a contadora de histórias e escritora Adriana Scherner, de Porto Alegre.

EMEF Alzira Silveira Araújo – Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental receberão exemplares do livro A pescaria do Curumin, para lerem durante a Semana da Poesia.

EMEF Assunção – A contadora de histórias Bárbara Catarina, de Canoas, e a escritor Nicole Kunzler, de Viamão, visitarão a escola, em datas diferentes, para apresentar histórias rimadas a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Estes alunos também receberão exemplares do livro A pescaria do Curumin, para lerem durante a Semana da Poesia.

EMEF Carlos Wilkens – O poeta Ricardo Bueno, de Porto Alegre, manterá encontro com alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos. Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental receberão exemplares do livro A pescaria do Curumin, para lerem durante a Semana da Poesia.

EMEF Castro Alves -Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental receberão exemplares do livro A pescaria do Curumin, para lerem durante a Semana da Poesia.

EMEF Dagmar de Lima Mucillo – Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental receberão exemplares do livro A pescaria do Curumin, para lerem durante a Semana da Poesia.

EMEF Fidel Zanchetta – Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental receberão exemplares do livro A pescaria do Curumin, para lerem durante a Semana da Poesia.

EMEF Frederico Augusto Ritter – O poeta performático Jonatan Ortiz Borges, de Canoas, fará uma apresentação de literatura de cordel, e o rapper e escritor Vinicius Brasil (Guerreiro Poeta), realizará uma intervenção poético-musical do projeto Ritmo e Poesia para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A escola também exporá, no período da Semana, a Cordelteca da Câmara Rio-Grandense do Livro, integrada por dezenas de folhetos e livros de literatura de cordel.

EMEF Gen. Costa e Silva – Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental receberão exemplares do livro A pescaria do Curumin, para lerem durante a Semana da Poesia.

EMEF Getúlio Vargas – O poeta Diego Petrarca, de Porto Alegre, ministrará a Oficina de haicai: poesia e imagem, integrada por bate-papo e projeção de poemas, para alunos do 7ª ao 9ª anos do Ensino Fundamental. Para os alunos dos anos iniciais do Ensino fundamenta, serão oferecidas a oficina Poesia Ilustrada, da artista plástica Laís Cardoso, e histórias rimadas, a cargo da escritora e contadora de histórias Nicole Morais Kunzler. Estes alunos também receberão exemplares do livro A pescaria do Curumin, para lerem durante a Semana da Poesia.
EMEF Granja – Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental receberão exemplares do livro A pescaria do Curumin, para lerem durante a Semana da Poesia.

EMEF Ivo Rech – Receberá as contadoras de histórias Leila Silveira, e Heloísa Oprach e o ilustrador Luis Tavares, do grupo Ciranda Literária, de Canoas, que vão apresentar para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental textos do livro 111 poemas para crianças, de Sérgio Capparelli, que será trabalhado, previamente, em sala de aula. A escola também receberá a atriz e contadora de histórias Drica Lopes, que apresentará histórias rimadas a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e o escritor e rapper Vinicius Brasil (Guerreiro Poeta), realizará uma intervenção poético-musical do projeto Ritmo e Poesia, no dia 27 de março, para alunos dos7º e 8º anos do Ensino Fundamenta.

EMEF Jardim do Bosque – Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental receberão exemplares do livro A pescaria do Curumin, para lerem durante a Semana da Poesia.

EMEF João XXIII – Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental receberão exemplares do livro A pescaria do Curumin, para lerem durante a Semana da Poesia.

EMEF José Victor de Medeiros – Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental receberão exemplares do livro A pescaria do Curumin, para lerem durante a Semana da Poesia.

EMEF Maria Fausta Teixeira – Será realizado o Piquenique da Leitura, no sábado, 25 de março, a partir das 8h30min, na Praça Telmo Silveira Dornelles, com livros para todos os alunos, professores e demais servidores da escola, disponibilizados pelo Instituto Ágora e parceiros. No mesmo local, será montada a Árvore da Poesia, com folhetos de literatura de cordel disponibilizados pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Às 10h45min, no pátio coberto da escola, será apresentado o espetáculo O Museu Desmiolado, da trupe Onde a Palavra se Diverte, baseado no livro homônimo, do poeta Alexander Brito.
EMEF Portugal – Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental receberão exemplares do livro A pescaria do Curumin, para lerem durante a Semana da Poesia.

EMEF Professor Osmar Stuart – Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental receberão exemplares do livro A pescaria do Curumin, para lerem durante a Semana da Poesia.

Instituto Estadual de Educação Princesa Isabel – O espetáculo Eu, Pessoa, e os outros eus, baseado na obra do poeta português Fernando Pessoa, do ator Jairo Klein, será apresentado, no dia 27 de março, para alunos do Curso de Magistério.

ATIVIDADES ABERTAS AO PÙBLICO EM GERAL

Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato – (Memorial e Espaço Cultural Casa do Leite – Rua Deolindo Manoel Selao, 71 – Parque da Matriz) – Um varal poético criado pela equipe da Biblioteca poderá ser conferido pelo público, nos dias úteis, das 9 às 17h. Também serão publicadas, na página da Biblioteca, no Instagram, contações de histórias rimadas, apresentadas com recursos dos kits Horas do Conto, que estão à disposição para empréstimo às escolas.

ColetiveARts – Como ocorreu em edições anteriores, membros do ColetiveArts publicarão poemas de sua autoria, na página da Semana da Poesia no Facebook.

Instituto Cultural e Social Ágora (Rua Anita Garibaldi, 185 – Vila Márcia) – Dia 25 de março, às 14h30min, ocorrerá o Chá da Poeta Predileta, com apresentação de poemas levados pelo público. O evento, que é uma iniciativa da artista plástica Laís Cardoso, de Cachoeirinha, e do psicólogo Yuri Antunes Bitencourt, de Porto Alegre, dará origem a um clube de leitura denominado Chás dos Saberes, focado em literatura de autoria feminina.
Parada da Poesia (Parada de ônibus 51 da Av. Flores da Cunha – em frente à Quero-Quero) –
O Instituto Cultural e Social Ágora disponibilizará, diariamente, ao menos 50 livros de poesia.

Projeto Gelotecas, de Vinicius Brasil (Guuerreiro Poeta) – Disponibilizará livros de poesia em gelotecas localizadas em diferentes pontos da cidade.