Plano Municipal de Cultura de Cachoeirinha é sancionado

Lei, que estabelece diretrizes para a área cultural dos próximos dez anos, foi assinada pelo prefeito Miki Breier nesta terça-feira, 30

Foto: Carolina Cândido/PMC

Em live transmitida nesta terça-feira, 30, na página da Prefeitura no Facebook, o prefeito Miki Breier sancionou a lei que estabelece o Plano Municipal de Cultura. O documento estabelece diretrizes, metas e ações que o poder público deve executar na área cultural pelos próximos dez anos. É o planejamento que guiará investimentos, incentivos e prioridades do município na cultura. A assinatura ocorreu na presença da secretária municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo Sueme Pompeo de Mattos e do presidente do Conselho Municipal de Política Cultural Gabriel Nardi.

“É uma construção da comunidade cultural, que fez através de seus fóruns de debate. Este plano que se torna realidade, pra nós, é um importante ganho da sociedade de Cachoeirinha. Ele vai fazer parte do Sistema Municipal de Cultura e mais um caminho para que a gente possa participar dos Planos Estadual e Nacional de Cultura”, revelou Sueme. Para Gabriel, a expectativa é de que “este Plano seja uma consolidação de um novo momento para a cultura de Cachoeirinha, pra que a gente consiga identificar todos este agentes culturais e realizar políticas públicas culturais de fato”. O prefeito Miki Breier destacou que “a comunidade está esperando este Plano há algum tempo. Queremos que este ano seja de retomada das atividades presencias, já que a cidade é muito rica culturalmente, mas creio que em breve teremos uma nova realidade, retomar esta atividade que é muito pulsante e gera renda para muitas pessoas”.

Plano Municipal de Cultura

O PMC tem como principais diretrizes reestruturar e modernizar a gestão cultural; criar e ampliar equipamentos e espaços culturais; modernizar e qualificar estes equipamentos e espaços; ampliar e diversificar a produção, distribuição e circulação de eventos, serviços, bens e produtos culturais; descentralizar e democratizar a produção, distribuição e circulação destes eventos, serviços, bens e produtos culturais.

As diretrizes do Plano são escolhidas pela própria população de Cachoeirinha. A cada dois anos, são realizadas as Conferências Municipais de Cultura, onde são eleitos os membros do Conselho Municipal de Política Cultural, e a comunidade pode apresentar e votar sugestões para entrarem no Plano Municipal de Cultura. Ou seja, todas as determinações contidas neste documento foram discutidas, votadas e aprovadas pelos cidadãos.

Conforme a secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, o Plano Municipal de Cultura faz parte de um conjunto de medidas que visa integrar Cachoeirinha em políticas públicas estaduais e federais. “Desta forma, poderemos ter acesso a mais recursos e transferências de fundos, fortalecendo assim a nossa cultura local. Cachoeirinha tem muita cultura, muita história e muitas necessidades da área artística e cultural. A aprovação do Plano Municipal de Cultura marca um passo importante no atendimento dessas demandas: do debate, agora se passará à ação”, aponta a titular da pasta.