Miki vistoria obras das ecobarreiras no Arroio Passinhos

Equipamentos vão impedir que resíduos sólidos contaminem as águas do rio Gravataí, onde desemboca o arroio, além de evitar alagamentos

Foto: Fernando Planella/PMC

Na tarde desta quarta-feira, 1º de setembro, o prefeito Miki Breier vistoriou a obra das ecobarreiras que estão sendo construídas no Arroio Passinhos próximo à Avenida Flores da Cunha. O equipamento, que está sendo viabilizado em parceria com o Instituto Safeweb e o Ministério Público do Rio Grande do Sul, tem por objetivo impedir que resíduos sólidos contaminem as águas do rio Gravataí, onde desemboca o arroio, além de evitar alagamentos.
“A ecobarreira principal está sendo construída próximo à Avenida Flores da Cunha, onde vai reter tanto resíduos flutuantes como os submersos. A outra estrutura fica a 80 metros daqui, na rua 31 de Outubro, e é mais profunda. As duas trabalham em conjunto, cada qual com sua função. Nós acompanharemos o funcionamento delas nas primeiras enxurradas e observaremos como se comportarão”, explicou professor Gino Gehling, do Instituto Safeweb.
Com previsão de conclusão em outubro deste ano, as ecobarreiras “deverão ser referência no Estado e poderão servir de modelo a ser replicado em diversos municípios”, ressaltou o assessor técnico da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, professor David Cafruni. O prefeito também destacou a importância da conscientização da população: “as pessoas vão observar quanta coisa é jogada no Arroio. Até sofás são recolhidos aqui. É fundamental que todos participem da conservação das nossas águas”.
A visita também foi acompanhada pelo engenheiro Arno Zancanella, cuja empresa faz assessoria ao projeto e pelo diretor de Sustentabilidade, Sidão Borges.