Hospital de Campanha de Cachoeirinha já realizou 15.562 atendimentos

Todos os trabalhadores do local, que tem uma média de 100 atendimentos ao dia, já receberam o imunizante

Inaugurado em abril de 2020, o Hospital de Campanha foi criado para ser o local de tratamento de pacientes com coronavírus no município e evitar uma possível sobrecarga do sistema de saúde. Com uma média de 100 atendimentos ao dia, 15.562 pessoas já passaram pela estrutura, que foi montada no Ginásio Municipal, no bairro Fátima.

Em torno de 180 pacientes já foram internados e, somado aos pacientes que ficaram em observação, ou seja, estiveram por mais de 24 horas no local, a média de ocupação chega a 328 pessoas. “Da abertura até o dia 31 de julho, o HC era responsável por somente internações, ou seja, as pessoas eram atendidas nos postos e encaminhadas ao hospital, em caso de necessidade. A partir de agosto, o sistema ambulatorial também começou a funcionar e nosso Hospital de Campanha passou a atender não somente casos confirmados, mas também suspeitas”, explicou o Diretor do Hospital de Campanha, Vanderlei Marcos.

Equipado com 63 leitos e 10 respiradores, o espaço conta com uma equipe de cerca de 70 funcionários, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, radiologista, administrativo e higienização. Ao longo dos quase 10 meses de funcionamento, foram mais de 100 mil medicamentos distribuídos, 5.832 testes PCR realizados e 1.138 testes rápidos.

 

Imunização da Equipe

 Iniciada no dia 19 de janeiro, quando chegaram as primeiras doses, a vacinação em Cachoeirinha foi realizada como um ato simbólico no Hospital de Campanha, imunizando os cinco primeiros representantes dos grupos prioritários. “Decidimos iniciar a vacinação no nosso HC, pois ele, junto a todos os seus trabalhadores, é um símbolo de resistência e cuidado com a vida da nossa população. Com certeza podemos dizer que este local vem cumprindo seu papel durante esses meses difíceis que se passaram”, ressaltou o prefeito Miki Breier.

 

O município já recebeu 1.542 doses, sendo 748 no primeiro lote, 64 no segundo e 730 no terceiro. Até o momento, mais de 800 pessoas já foram vacinadas. Todos os idosos de Instituições de Longa Permanência – asilos, trabalhadores do Hospital de Campanha, UPA 24H e Hospital Padre Jeremias já receberam a primeira dose do imunizante. Estima-se que, até quinta-feira, 4, todos os profissionais da área já estejam imunizados, incluindo trabalhadores dos serviços privados de saúde, e que mais doses sejam enviadas para a cidade.