Hospital de Campanha de Cachoeirinha atende mais de 500 pessoas em uma semana

Sete pacientes precisaram de internação no local e dois foram encaminhados para a UPA por testarem negativo para o Coronavírus

Foto: Fernando Planella

Até o final da tarde deste domingo, 9, o Hospital de Campanha (HC) de Cachoeirinha já havia atendido 559 pessoas no Pronto Atendimento. A unidade, inaugurada em 27 de abril somente para internações, passou a atender também como Pronto Atendimento exclusivo para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 desde o dia 2 de agosto. Neste período, sete pacientes necessitaram de internação e outros 34 ficaram em leitos de observação. Dois óbitos também foram registrados no local; duas transferências foram realizadas para hospitais de outras cidades: um para São Jerônimo e outro para Porto Alegre e outros dois foram encaminhados para a UPA de Cachoeirinha por terem testado negativo para o Coronavírus.

O diretor-geral do HC Vanderlei Marcos explica que quando o paciente é internado para estabilização do seu quadro mas a equipe médica observa que há a necessidade de atendimento especializado, imediatamente o HC solicita a transferência para um hospital padrão, para que receba o tratamento adequado o quanto antes. “Como o HC está no sistema de regulação do Estado, Gerint, então esta remoção é feita onde há vaga disponível, mas quem faz este gerenciamento das vagas é o sistema”, explicou.

Ele também informa que todos os pacientes que são atendidos no HC são testados para o Covid-19, desde que atendam aos requisitos: “é o médico que avalia os sintomas e recomenda a testagem, conforme seus sintomas e o tempo em que está sintomático. Dependendo do caso, não é possível fazer o teste na hora devido às chances de dar um resultado falso, então o exame é agendado para que a pessoa faça posteriormente”.

Em caso de prescrição médica, o paciente também pode levar o “kit covid”, que é entregue no local e que contém o rol de medicamentos que podem ajudar a pessoa a se sentir melhor durante seu tratamento em casa.

Para Vanderlei, a centralização do atendimento da Covid-19 no Hospital de Campanha melhorou bastante o fluxo. “Agora podemos ter um controle melhor da doença e liberar as outras unidades de Saúde para as outras doenças. Temos um atendimento ágil e atencioso, em que o paciente já sai medicado e testado, na maioria dos casos, dependendo da indicação médica. E também temos um centro de referência para quem está em casa em tratamento e precisa buscar atendimento rápido no caso de agravamento do quadro”, avaliou.

Estrutura

Para que o HC pudesse realizar desde a triagem até internação, os leitos foram otimizados e são atualizados no sistema de regulação do Estado. A unidade passou a ser dividida entre Pronto Atendimento e Internação, 12 leitos, sendo oito para cuidados avançados, e 15 camas auxiliares. No Pronto Atendimento, são 13 leitos com oxigênio, sendo um usado para raio x e mais 16 camas auxiliares.

Desta forma, os pacientes com sintomas gripais devem se dirigir ao Hospital de Campanha e procurar a entrada na Avenida José Brambila. Eles são acolhidos e encaminhados para consultas na ala de Pronto Atendimento, no próprio HC. O atendimento é 24 horas. “O Hospital conta agora com consultórios médicos, sala de espera e sala de triagem, tornando assim, possível um pronto atendimento que não havia anteriormente”, destaca o diretor geral do Hospital de Campanha (HC), Vanderlei Marcos.

São considerados sintomas de Covid-19: febre, dificuldades respiratórias, tosse, dor muscular, dor de garganta, perda de paladar, perda de olfato, fraqueza, coriza, calafrios, nariz entupido, olhos vermelhos. Importante lembrar que o atendimento preferencial ainda é o aplicativo Cachoeirinha Contra o Coronavírus, disponível para aparelhos Android e iOS, e tem o objetivo de uma  consulta on-line com um médico. O app está disponível para download no link http://cachoeirinha-rs.coronavirus.tmp.br, que também possibilita o acesso pelo navegador do computador.

Outras informações:

GASTOS COM COVID: https://cachoeirinha.atende.net/?pg=transparencia#!/

MAPA DOS LEITOS RIO GRANDE DO SUL – HOSPITAL DE CAMPANHA https://covid.saude.rs.gov.br/

LIVE DE ATUALIZAÇÃO: https://bit.ly/33LtgTR

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO: https://tinyurl.com/y7q6u7a7