Guarda Municipal de Cachoeirinha ministra curso de operador de videomonitoramento para militares da Força Aérea de Canoas

O trabalho realizado pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) é referência no Estado, devido ao projeto Cachoeirinha Digital, que consiste no videomonitoramento de praças, escolas, postos de saúde e demais prédios públicos

A Guarda Municipal de Cachoeirinha, através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), iniciou a capacitação de operador de videomonitoramento para militares da Força Aérea de Canoas. O curso, ministrado por agentes da Guarda Municipal, será realizado de segunda a sexta-feira, até o fim de outubro e habilitará 81 militares.
O trabalho realizado pelo CICC é referência no Estado, devido ao projeto Cachoeirinha Digital, que consiste no videomonitoramento de praças, escolas, postos de saúde e demais prédios públicos. Também o Cercamento Eletrônico, implantado na cidade em outubro de 2018, que inclui um conjunto de câmeras que realizam a leitura das placas, avaliando se algum automóvel está em situação de roubo ou clonagem, emitindo um alerta para recuperação do veículo.
Através do monitoramento das câmeras, neste ano, já foram realizadas nove prisões por tentativa de furto em prédios públicos. É possível destacar ainda, conforme dados da Procergs, atualizados em 03 de julho, a queda no furto e roubo de veículos no município. Na comparação do primeiro semestre de 2020 com o mesmo período em 2021, houve uma redução de 93 para 50 furtos de veículos e de 130 para 50 roubos de veículos.
Participaram da aula inaugural do curso o diretor de Segurança, Émerson Santos, o comandante da Guarda Municipal, Eduardo Maria, e a Inspetora Chefe do CICC, GM Lucimara.