Covid 19: Cachoeirinhenses acreditam no distanciamento social, aponta pesquisa

Levantamento aponta que 84,7% dos cidadãos entende que o isolamento "ajuda muito" na contenção do vírus

Os cachoeirinhenses estão levando a pandemia a sério: nove em cada 10 cidadãos afirmam usar máscaras em locais públicos ou estabelecimentos comerciais e 69,3% acreditam que o equipamento de proteção reduz o contágio — Foto: Larissa Ribeiro/PMC

Cachoeirinha entendeu a importância das medidas de distanciamento social e de prevenção à Covid-19, implantadas pela prefeitura durante a pandemia. Isso é o que aponta uma pesquisa encomendada pelo município e divulgada nessa segunda-feira, 25. O intuito do Executivo é analisar e entender as percepções da população em relação às ações de combate ao coronavírus na cidade.

A amostragem aponta que 84,7% dos cidadãos acreditam que o isolamento “ajuda muito” a conter o avanço do vírus na cidade, enquanto 8% avalia que “ajuda pouco”. Da mesma forma, 75,3% dos entrevistados entendem que o fechamento do comércio e dos serviços “vale a pena para diminuir a ameaça à vida das pessoas” – mesmo que isso impacte em eventual desemprego e prejuízos às atividades.

Miki: “Essa pesquisa demonstra que estamos no caminho certo”

As consequências não se refletem apenas em impressões. Os cachoeirinhenses estão levando a pandemia a sério: nove em cada 10 cidadãos afirmam usar máscaras em locais públicos ou estabelecimentos comerciais e 69,3% acreditam que o equipamento de proteção reduz o contágio. Um em cada três cidadãos tem “muito medo” e 43,3% tem “pouco de medo” de contrair o vírus.

“Essa pesquisa demonstra que estamos no caminho certo e confirma aquilo que sentíamos: a vida deve sempre estar em primeiro lugar. Os cachoeirinhenses entenderam a gravidade dessa pandemia e estão fazendo a sua parte. Os números nos dão mais incentivo para continuar tomando as atitudes que devem ser tomadas nesta que é a maior crise de saúde pública de nossa história.”, salientou o prefeito Miki Breier.

Economia preocupa

A pesquisa ainda analisou o cenário econômico. Para 65% dos entrevistados, a probabilidade de ter o salário reduzido é “grande” ou muito grande”, enquanto 29% temem perder o emprego. Além disso, 58% das pessoas conhecem alguém que perdeu o emprego por causa da pandemia.

A pesquisa foi realizada pelo Studio Pesquisas, entre 5 e 8 de maio, e entrevistou 150 pessoas.