Coronavírus: “Estamos dentro do protocolo do Estado, cumprindo as metas da região laranja”, informa o prefeito Miki Breier

Adequação ao distanciamento controlado e medidas de combate à Covid-19 foram temas de coletiva on-line

Prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, realizou uma coletiva por videoconferência para atualizar a imprensa sobre as medidas adotadas pelo governo municipal no combate ao coronavírus — Foto: Prefeitura de Cachoeirinha

O prefeito Miki Breier realizou uma coletiva por videoconferência. A iniciativa teve como objetivo atualizar a imprensa sobre as medidas adotadas pelo governo do Município para evitar a disseminação do coronavírus.

Foram abordadas questões sobre saúde, educação, cultura e economia, que, segundo o prefeito, será a área que levará mais tempo para retornar ao normal. Porém, o momento é de constante avaliação e cada secretaria irá revisar e readequar o que for necessário. “Estamos buscando e vamos adotar as melhores medidas possíveis para o funcionamento da nossa cidade. Estamos dentro do protocolo do Estado, cumprindo as metas da região laranja”, explicou.

Durante o período de pandemia, a gestão já realizou uma série de investimentos. Na saúde, foram criados o Hospital de Campanha, que conta com 63 leitos, sendo 40 de enfermaria, 15 de isolamento e oito UTIs; o aplicativo ‘Cachoeirinha Contra o Coronavírus’, que já proporcionou 2.308 atendimentos e teve 10.385 downloads; e 33 casos graves foram encaminhados para atendimento, além da realização de 1.500 testes rápidos e 300 testes a partir do RNA.

As secretarias de Assistência Social e Educação já entregaram 2,4 mil kits de alimentação montados por meio de doações da população em campanhas como a ‘Doe um alimento e ganhe uma máscara de tecido’, que é coordenada pela primeira-dama Vanessa Morais e já arrecadou mais de uma tonelada e meia de alimentos.

Outra medida preventiva é a terceira fase da vacinação da H1N1, que já começou, contemplando gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e pessoas com deficiência.

De acordo com o prefeito, o maior desafio será a retomada da economia e reversão do desemprego. “Todas as secretarias foram incumbidas de traçar estratégias de fomento de negócios, economia criativa, reabertura de postos de trabalho e incentivo ao comércio local”.

Abordado sobre os projetos para evitar a proliferação do vírus na cidade, Miki falou sobre os decretos de funcionamento das atividades, do distanciamento, sobre o uso obrigatório de máscaras e as medidas sanitárias. “Nosso maior projeto é o cuidado com a vida. Enquanto não temos vacina, o nosso tratamento é manter as medidas de proteção pessoal e usar a máscara”.