Coronavírus: como acessar a rede de saúde de Cachoeirinha

O sistema de Saúde do município foi reorganizado para proteger quem busca atendimento médico de ter contato com o Corona vírus. Entenda, abaixo, onde e quando procurar a rede

Quem NÃO TEM sintomas de problemas respiratórios:

Problemas de saúde não relacionados ao Coronavírus continuam sendo atendidos pelas unidades de Saúde. Quem precisa renovar uma receita, está com algum desconforto, necessita adaptar a sua medicação, entre outras situações não emergenciais, deve procurar a unidade de Saúde de referência mais próxima da sua casa.
As unidades atendem até as 17 horas, porém a UBS Odil funciona até as 20 horas. Após este horário, em caso de urgência, a população pode procurar a UPA, que fica na Av. Capitão Garibaldi Pinto dos Santos, 1301, no Jardim do Bosque, que funciona 24 horas. Ou ainda, chamar o SAMU pelo 192.

QUEM TEM…

…tosse, febre, cansaço e/ou dificuldade para respirar, entre outros sintomas, precisa acessar o aplicativo de celular “Cachoeirinha Contra O Coronavírus” ou, pelo navegador, http://cachoeirinha-rs.coronavirus.tmp.br/. Ali, o paciente será atendido numa consulta médica on-line.
Havendo indicação do médico, o paciente é encaminhado para uma das Estratégias de Saúde da Família (ESF), Betânia ou Carlos Wilkens, ou para uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) CAIC Granja.
Caso o paciente não tenha acesso à internet, pode ir diretamente a uma destas unidades onde foram organizados espaços e equipes de saúde exclusivas para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19. Se na consulta for verificada a gravidade dos sintomas, o paciente será encaminhado para internação na UPA ou no Hospital de Campanha.
Hospital de Campanha – montado no Ginásio Municipal, no bairro Anair, a estrutura recebe pacientes com confirmação de Covid-19 ou com suspeitas encaminhados pela UPA para que fiquem em isolamento com todos os cuidados necessários para a estabilização. O local tem 63 leitos, sendo 40 de enfermaria, 15 de isolamento e oito UTIs.