Conscientização sobre a fibromialgia

Tema foi amplamente debatido em 'live', com destaque para ações e projetos realizados em Cachoeirinha

Em ‘live’ realizada na noite da última quinta-feira, dia 21, no perfil no Facebook da Associação Nacional dos Fibromiálgicos (Anfibro), com participação do vereador Cristian Wasem, do prefeito Miki Breier, do presidente da Anfibro Daniel Lenz — mediador do debate — e da delegada da região Sul na Anfibro, Karen Prestes, a fibromialgia foi amplamente debatida, com destaque para ações e projetos realizados em Cachoeirinha. O Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia foi celebrado em 12 de maio, mês chamado de Maio Roxo.

O vereador Cristian Wasem abraçou a causa por mais respeito, valorização e melhorias no atendimento das pessoas com fibromialgia em 2018, levando um importante debate entre os vereadores da casa e propondo projetos ligados ao tema.

No ano passado, Cristian teve diversos projetos aprovados que se tornaram leis municipais, como o Dia Municipal de Sensibilização sobre a Fibromialgia, em 12 de maio, a lei que garante atendimento preferencial e vagas de estacionamento. E carteirinhas identificando pessoas com fibromialgia serão distribuídas na cidade.
Karen Prestes salientou o trabalho do grupo Gente de Fibro, que faz um intenso e valioso trabalho de conscientização e valorização das pessoas com a síndrome. Cachoeirinha é pioneira em um tratamento elaborado pela Universidade de São Paulo (USP), que disponibiliza um método inovador que cura até 90% das dores dos fibromiálgicos, e que é aplicado em quase 200 pessoas cadastradas no Grupo Gente de Fibro.

Na segunda-feira, 25 de maio, acontece nova ‘live’ no Facebook da Anfibro, das 19h às 20h. O tema será Direito Previdenciário, com a advogada Jane Berwanger, o juiz federal Fábio Souza e a vice-presidente da associação, Caren Cunha.