Com vacinação a partir de 62 anos nesta segunda, Cachoeirinha toma frente no combate à Covid e se destaca entre as cidades da região

A partir desta segunda-feira (12), com a vacinação contra a Covid para quem tem a partir de 62 anos, Cachoeirinha assume a ponta do ranking dos municípios com melhor desempenho na campanha de imunização em sua região, a R10 no mapa do distanciamento controlado do RS. Porto Alegre, por exemplo, vacina a partir dos 63 anos.

Outras cidades da R10, ao lado de Cachoeirinha, também vacinam a partir de 62 anos — como Novo Hamburgo, Santo Antônio da Patrulha e Viamão. Mas nenhuma ainda chegou aos 61 anos, o que deve acontecer já nos próximos dias em Cachoeirinha, conforme prevê o secretário municipal da Saúde, Juliano Paz. “Ao lado de uma equipe técnica, é feita uma análise em tempo real de todos os dados da distribuição das doses. Desde sua chegada ao Município até o monitoramento em cada uma das oito unidades de saúde que realizam a vacinação. Tudo isso para que todas as doses sejam aplicadas logo ao chegarem em nosso Município”, detalha Juliano Paz. E caso o repasse das vacinas para Cachoeirinha aumente, ele garante: “Temos condições de aplicar as vacinas tão logo cheguem para nós”.

Esse comprometimento da equipe da Secretaria Municipal da Saúde tem garantido o sucesso da vacinação em Cachoeirinha. Já foram duas ações drive thru em finais de semana, onde mais de 1.500 moradores de Cachoerinha receberam a vacina — cerca de 700 em frente à Cesuca e outras mais de 800 no Parcão. Mais de 22 mil doses já foram aplicadas em Cachoeirinha.

“É muito gratificante estar a frente desse processo em Cachoeirinha. A vacinação é uma ansiedade mundial”, reflete Paz, que assumiu a Saúde 60 dias após cirurgia contra um câncer. “Encarei esse desafio como uma missão de vida: cuidar da nossa população”, afirma o secretário, que já vê no horizonte um pós-pandemia, onde um “novo normal” exigirá ainda melhores serviços de saúde pública.

SERVIÇO

Vacinação: Para 62+ (primeira dose) e segunda dose para quem já esteja no prazo conforme a carteira de vacinação.

A partir desta segunda-feira, 12 de abril

Horário: Das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30 (não é necessário agendamento)

Locais:

ESF Carlos Wilkens

UBS Décio

ESF José Ari

ESF José Ramos

UBS Ildo Caçapava

ESF Canarinho

ESF Jardim Betânia

Centro do Idoso (não vacina trabalhadores da Saúde)

Documentos: Apresentar documento de Identidade (original + cópia) e comprovante de residência (original + cópia).

Vacinação solidária: Leve alimentos para doação.