Cachoeirinha na rota do grafite

Projeto quer transformar a principal avenida da cidade em ponto de efervescência cultural e de atração turística

Romper o cinza urbano e colaborar para que a Avenida Flores da Cunha — a via de entrada e principal área comercial da cidade — torne-se um ponto de efervescência cultural e de atração turística. Este é um dos objetivos do projeto Rota Graffiti Cachoeirinha, que a produtora cultural Sônia Zanchetta realizará de 19 de novembro a 19 de dezembro.

Contemplado com recursos do Fundo da Cultura de Cachoeirinha e apoiado por empresas locais, o projeto promoverá um concurso estadual para selecionar dez grafiteiros que realizarão murais no eixo da Flores da Cunha.

Os interessados devem se inscrever até 31 de agosto pelo link https://forms.gle/npE7c57pTeRkzKJdA.

Oficinas

Rota Graffiti Cachoeirinha prevê, também, a realização de oficinas com o grafiteiro Motu, da Paxart — Produtora de Arte/ Atelier Coletivo, de Porto Alegre, para artistas plásticos, arte-educadores e outros interessados com conhecimentos básicos de desenho, que ocorrerão na sede do Instituto Cultural e Social Ágora, no dia 20 de novembro. As inscrições já podem ser feitas pelo e link https://docs.google.com/…/1FAIpQLSfe8sGEb-LuL…/viewform

Além da oportunidade de aprendizagem e de vivência com os grafiteiros selecionados, os participantes das oficinas serão incentivados a dar continuidade ao projeto, compartilhando os conhecimentos adquiridos em escolas públicas.

Nos atos de entrega dos murais, que ocorrerão em momentos diferentes, em fins de semana, os grafiteiros apresentarão seu trabalho e ocorrerão intervenções de artistas circenses da cidade.

O projeto tende a gerar um impacto mais profundo do que a formação de grafiteiros e a melhora do visual da Av. Flores da Cunha, ressignificando espaços e produzindo reflexos positivos sobre os negócios das empresas ali estabelecidas, a autoestima e a noção de pertencimento da população.

Para outras informações sobre o projeto, o e-mail é: soniazanchetta02@gmail.com