Cachoeirinha assina Termo de Cooperação Técnica Ecobarreiras no Arroio Passinhos

A implantação de ecobarreiras em afluentes do Rio Gravataí visa ao recolhimento do lixo flutuante nos córregos

Na manhã de quinta-feira, 22 de abril, data em que se comemorou o Dia da Terra, o município de Cachoeirinha assinou o Termo de Cooperação Técnica Ecobarreiras no Arroio Passinhos. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Safeweb, o Ministério Público e a Prefeitura.
O objetivo do Termo de Cooperação é a implantação de ecobarreiras em afluentes do Rio Gravataí, visando ao recolhimento do lixo flutuante nos córregos. Tal barreira funciona como uma espécie de armadinha para reter resíduos sólidos, para que os mesmos não atinjam o curso d’água principal. Os resíduos sólidos potencialmente recicláveis são enviados à Cooperativa de Classificadores e Recicladores de Resíduos de Cachoeirinha (ACRER).
Um dos parceiros do projeto, o Instituto Safeweb, já desenvolve trabalho semelhante no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre.
O valor para construção dos equipamentos (armadilhas) será custeado por intermédio do Instituto Safeweb, e são limitados ao valor de R$ 80 mil.
Em contrapartida, o município de Cachoeirinha deve realizar uma campanha de educação ambiental junto às comunidades que estão estabelecidas na extensão do Arroio Passinhos, a fim de orientar sobre a diminuição dos impactos ambientais naquela região.
Estiveram presentes na assinatura do Termo o prefeito Miki Breier, o secretário de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Belarmino Dias Major; a secretária de Educação, Rosa Lippert; o presidente do Instituto Safeweb, Luiz Carlos Zancanella Júnior; a promotora de Justiça de Cachoeirinha, Simone Annes Keunecke; representando a Promotoria Regional de Justiça da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, Roberta Teixeira; a chefe da Unidade de Saneamento da Corsan, Eliane Pacheco de Souza; entre outros representantes da área ambiental e da segurança.