Astrazeneca será disponibilizada neste sábado no Centro do Idoso e na UBS Nova Cachoeirinha

Veja quem pode se vacinar

Na live desta sexta-feira, 7, o secretário da Saúde Juliano Paz esclareceu à população que ainda não há vacina Coronavac/Butantan nos postos da cidade. “Há falta da Coronavac em todo o Estado do RS e em Cachoeirinha não é diferente. Há mais de 2 mil pessoas com a imunização em atraso. Nós recebemos muito poucas doses e é importante que as pessoas compreendam isso. Nós informamos imediatamente quando elas chegam, embora sejam insuficientes”, disse.

O secretário ressaltou que quem já recebeu uma dose da Coronavac não vai perder a eficácia desta dose, “vai ter uma parte da imunização, mas que já é importante. Para se alcançar o máximo de imunidade, é preciso completar a vacinação com a segunda dose”.

Já a vacina Astrazeneca/Oxford há ainda em boa quantidade. Quem tem comorbidades com 40 anos ou mais, ou pessoas dos grupos anteriores, como trabalhadores da Saúde e idosos, que ainda não receberam a primeira dose, podem procurar as unidades de Saúde para recebê-la, assim como gestantes, puérperas e quem tem síndrome de down, acima de 18 anos.

Cachoeirinha já vacinou mais de 25 mil pessoas com a primeira dose e mais de 7 mil com a segunda, ou seja, foram mais de 32 mil doses aplicadas, até terça-feira. Com o quantitativo que ainda há nos postos, são quase 40 mil doses em Cachoeirinha.

A vacinação contra a Covid-19, portanto, segue apenas com a vacina Astrazeneca. Neste sábado, duas unidades de Saúde vão aplicar a vacina: Centro do Idoso e Nova Cachoeirinha, das 9h às 14h. Os grupos alvo são pessoas com comorbidades acima de 40 anos; e gestantes, puérperas e pessoas com síndrome de down acima de 18 sem comorbidades, assim como os já estão no prazo de segunda dose do imunizante da Astrazeneca.

VACINA DA GRIPE
A vacinação contra a gripe ocorre nas seguintes unidades: Granja, Otacílio Silveira, Cohab,  City, Canarinho, Parque da Matriz e Jardim do Bosque. O público alvo nesta fase são os trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias do parto), crianças de 6 meses até 6 anos incompletos (cinco anos, 11 meses e 29 dias). Juliano também destacou que é importante ter um intervalo de 14 dias entre a vacina da Covid-19 e da gripe.
Qualquer dúvida, a população pode ligar para o telefone 3041-8650 ou para os postos de Saúde, cujos contatos estão no site da Prefeitura: cachoeirinha.atende.net.
A live pode ser assistida aqui: https://fb.watch/5ldem7PoqC/

VACINA ASTRAZENECA/OXFORD (COVID-19)

Grupos nesta fase:

– COM comorbidades, com 40 anos ou mais: Diabetes mellitus, Pnemopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão Arterial estágio 3, Hipertensão Arterial estágios 1 e 2 com lesão do órgão-alvo e/ou comorbidade, Doenças Cardiovasculares, Insuficiência Cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Doenças da Aorta, dos grandes vasos e Fístulas Arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doença cérebro vascular, Doença Renal Crônica, Imunossuprimidos, Anemia Falciforme, Obesidade Mórbida (IMC maior ou igual a 40), Cirrose Hepática.
– COM deficiência permanente E cadastro no BPC, acima de 18 anos.

– SEM comorbidades, acima de 18 anos: gestantes, puérperas e portadores de Síndrome de Down.

– Grupos anteriores que ainda não receberam nenhuma vacina OU que já estão no período da segunda dose da Astrazeneca: idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde e das forças de Segurança.

ACAMADOS E CUIDADORES – Realizar cadastro no aplicativo Cachoeirinha Contra Coronavírus, disponível em http://cachoeirinha-rs.coronavirus.tmp.br/. Caso necessite de informações, ligue para 3041-8655.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE ENSINO SUPERIOR – Comprovando vínculo de trabalho em Cachoeirinha, podem ser vacinados: Assistentes Sociais; Biólogos; Biomédicos; Profissionais de Educação Física; Enfermeiros; Farmacêuticos; Fisioterapeutas; Fonoaudiólogos; Médicos; Médicos Veterinários; Nutricionistas; Odontólogos; Psicólogos e Terapeutas Ocupacionais.