Associação Pais e Amor promove ação alusiva ao Janeiro Branco

Programação acontece no jardim da entidade, em Cachoeirinha —Crédito: Diléa Fronza/Divulgação

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Cachoeirinha (Pais e Amor) promove neste domingo, 28 de janeiro, uma ação alusiva ao Janeiro Branco, mês de conscientização sobre saúde mental. A programação inicia às 17h, no jardim da Pais e Amor (Rua Juarez Cardoso Evaldt, 25. Bairro: Parque da Matriz – Cachoeirinha). Haverá um minuto de silêncio e uma roda de conversa sobre o tema. Todos são convidados a irem vestidos de camiseta branca. O encontro pela saúde mental das famílias atípicas é realizado em parceria com a Rede Gaúcha Pró-Autismo (RGPA).

De acordo com a vice-presidente da Pais e Amor, Adriana Gouvêa, o tema merece ser discutido sob o ponto de vista dos cuidadores dos autistas. “Muitas vezes a saúde mental acaba impactada pela ausência de uma rede de apoio. Momentos como esse demonstram que essas famílias não estão sozinhas e podemos nos apoiar”, afirmou.

O Janeiro Branco é uma campanha que chama a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional. De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha foi idealizada em 2014, mas se tornou lei em abril de 2023. A Lei nº 14.556 institui que nos meses de janeiro serão realizadas campanhas nacionais de conscientização da população sobre a saúde mental, que abordarão a promoção de hábitos e ambientes saudáveis e a prevenção de doenças psiquiátricas.

Sobre a Pais e Amor

A entidade foi inaugurada em abril de 2016 através de quatro mães que estavam passando por lutas diárias com seus filhos autistas e reuniram-se para trocar ideias, buscar melhorias e qualidade de vida para suas famílias.

Nas redes sociais: @paiseamorcachoeirinha