Servidores da Secretaria Municipal da Saúde vistoriaram na manhã desta sexta-feira (6) a sede do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), fechada para reformas desde as enchentes de maio de 2024. A vistoria ocorre após o encerramento do contrato do Município com o Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS) para a gestão do hospital e depois de o Hospital Nossa Senhora das Graças assumir integralmente os atendimentos de Emergência em Canoas.
No segundo andar do prédio, onde funcionava o setor administrativo do HPSC operado pelo IAHCS, os servidores encontraram camas hospitalares novas, colchões lacrados, cobertores, equipamentos hospitalares, insumos, materiais de escritório e de limpeza. “Muitas das coisas que nós encontramos são coisas que estavam em falta, ou em pouca quantidade, na operação da Emergência até alguns dias atrás, antes de ser passada para o Hospital Nossa Senhora das Graças”, relata o secretário municipal adjunto de Gestão Hospitalar, Gustavo Correa. “Estamos fazendo um levantamento do que existe de insumos e equipamentos no HPSC, para levarmos para o HNSG e para as UPAs o quanto antes. Nosso principal objetivo é seguir garantindo a assistência da população sem que falte nada.”
Ainda durante a manhã desta sexta-feira, os equipamentos e os materiais de trabalho começaram a ser retirados do local e encaminhados para o HNSG e para as unidades de saúde do Município onde há necessidade destes itens. O levantamento do material e o transporte para as unidades de saúde seguirá ocorrendo nos próximos dias, conforme a necessidade.