O deputado estadual Dimas Costa e o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, estiveram nesta segunda-feira (11) na Casa Civil do Rio Grande do Sul para anunciar uma excelente notícia aos gravataienses: a ERS-118 permanecerá sem cobrança de pedágio no trecho urbano da cidade.
O secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, reiterou durante a reunião que o Governo não tem planos de instalar pedágio no trecho que atravessa o município.
Segundo Lemos, o foco da gestão estadual está em garantir a manutenção e melhorias na ERS-118 por meio de concessões, com intervenções previstas para recuperação de asfalto, limpeza, modernização da sinalização, iluminação e drenagem.
“Como deputado estadual de Gravataí, compartilho com muita alegria esse compromisso do governador Eduardo Leite com o desenvolvimento da nossa região. Junto ao prefeito Zaffa, seguiremos na luta por mais investimentos e conquistas para nossa cidade”, destaca o deputado Dimas Costa.
RS-118 sem pedágio e duplicada com recursos públicos, afirma deputada Patrícia Alba (MDB) após reunião com Eduardo Leite
Na última terça-feira, 5, a deputada Patrícia Alba (MDB) esteve reunida com o governador Eduardo Leite e com o Chefe da Casa Civil, Artur Lemos, para tratar dos planos para a duplicação dos 16 quilômetros restantes da ERS-118, que compreendem o trecho entre a alça da Freeway (BR-290), em Gravataí, até o entroncamento com a ERS-040, em Viamão. Depois de anos lutando pela não cobrança de pedágio, além da reivindicação de obras de melhoria na rodovia, a deputada ouviu do governador que está totalmente descartada a opção de pedagiar o trecho, seja por meio de praças ou do novo modelo, chamado free-flow, e que a duplicação será anunciada em breve.
“É uma das notícias mais importantes para todos aqueles que lutaram para que não fosse instalado pedágio na 118, porque oneraria quem usa esse trecho, uma importante via de escoamento de produção”, comemorou a deputada. A duplicação poderá ser feita com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), destinado ao enfrentamento das consequências sociais, econômicas e ambientais decorrentes dos eventos climáticos ocorridos em 2023 e 2024. “Durante as cheias de maio, a ERS-118 era a única saída de Porto Alegre, tendo recebido um grande fluxo de veículos de todos os portes, o que prejudicou ainda mais as condições do asfalto”, reforça a deputada. Com a postergação de pagamento da dívida do Estado com a União, deverão ser injetados R$ 12 bilhões no fundo nos próximos três anos.
Em reunião da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, na manhã de quinta-feira, 6, que aprovou a Lei Orçamentária Anual do Estado, o líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), reafirmou a fala do governador de que a ERS-118 não terá nenhum tipo de pedagiamento. Patrícia Alba, que preside a comissão, ponderou: “A ERS-118 se mostrou um corredor logístico essencial no cenário catastrófico de maio deste ano, mostrando a necessidade da duplicação; contudo, o fato de termos nela uma rodovia pendular, de trânsito urbano e diário, é inadmissível que se instale um pedágio”. Em março deste ano, ela havia estado em Brasília buscando alternativas que evitassem o pedágio e garantissem a duplicação. Conforme a deputada, ouvir a confirmação do não pedagiamento e a garantia da duplicação por parte do Estado é um alívio, mas será necessário aguardar o início das ações práticas para “comemorar
mais esta vitória”.