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Home Canoas

Reforma administrativa da Prefeitura de Canoas: secretários municipais tomam posse

Lei sancionada pelo prefeito Dr. Nedy Marques, que muda estrutura organizacional e funcional do Poder Executivo, prevê economia de mais de R$ 10 milhões até 2024. Posse ocorre neste momento, acompanhe!

Rafael Trajano por Rafael Trajano
01/03/2023 - 09:52
em Canoas
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Acontece neste momento, na manhã de 1/3, o ato de posse dos secretários municipais da nova estrutura organizacional e funcional do Poder Executivo.

O prefeito em exercício, Dr. Nedy Marques, sancionou a Lei 3/2023, que institui a reforma administrativa da Prefeitura de Canoas, no dia 22 de fevereiro. A estimativa da gestão municipal é que sejam economizados R $10,224 milhões, até o final de 2024.

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Economia

A estimativa da gestão municipal é que sejam economizados R$ 10,224 milhões, até o final de 2024. A meta é reduzir a despesa atual e criar mecanismos de alteração do incremento de receita. De acordo com o assessor jurídico do Gabinete do Prefeito, Matusalem Felipe Morales, em um primeiro momento, será uma redução de R$ 426 mil por mês, ou então, de R$ 5,112 milhões no ano. “Em parte, a economia será possível por que, no mínimo, 40% dos cargos previstos na reforma serão ocupados por servidores de carreira. A medida reduz a despesa a 50% em relação à remuneração de um Cargo de Confiança (CC). Somente este fator gera a economia de mais de R$ 160 mil ao mês”, disse.

Secretaria de Licitações

Uma das novidades será a criação da Secretaria Municipal de Licitações, Compras e Parcerias (SMLCP), formada apenas por servidores de carreira.  A pasta promete garantir legalidade e transparência em todos os processos da Prefeitura. Ainda com a iniciativa, nenhuma contratação será feita sem licitação, reduzindo as chances de desvios de conduta. Todos os processos licitatórios passarão por um olhar criterioso da equipe responsável, assegurando a lisura dos encaminhamentos.

Outros benefícios previstos

– A Secretaria de Bem-Estar Animal será efetivada dentro da gestão municipal. De Especial, ela passa a ser do mesmo porte de secretarias finalísticas, como Saúde, Obras, entre outras. Nome muda para Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal.

– Fortalecimento da Controladoria-Geral do Município (CGM) com a criação de uma diretoria específica para controle dos contratos na área da saúde. Ainda conta com outras diretorias, entre elas, de Ética, Ouvidoria e Transparência.

– Fortalecimento do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que deixa a Segurança Pública e passa para a Procuradoria-Geral do Município (PGM). Será intensificada a defesa dos direitos e o combate a possíveis abusos praticados.

– Atuação do Conselho Tutelar será reforçada com a vinculação direta à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). O órgão está ligado, hoje, à Controladoria-Geral do Município (CGM).

– A Secretaria Especial de Políticas Transversais (SEPT) une as coordenadorias das políticas ligadas aos direitos humanos. São elas: de Defesa Civil, da Diversidade e das Comunidades Tradicionais, da Pessoa Idosa, da Igualdade Racial e dos Imigrantes, de Inclusão, da Juventude, de Políticas para as Mulheres e de Relações Comunitárias.

– Aumento no apoio ao trabalho administrativo, operacional e estratégico das subprefeituras, por meio da Secretaria Especial de Gestão Distrital (SEGD). Está incluso todo o suporte contratual de materiais, máquinas e serviços.

– Maior qualificação da comunicação institucional da Prefeitura com a exigência de maior formação acadêmica dos servidores da Secretaria Especial de Comunicação (SECOM). A pasta aperfeiçoa e substitui o Escritório de Comunicação (ECOM).

– Valorização dos servidores de carreira no Canoasprev com a exigência que o presidente seja servidor do quadro (efetivo ou aposentado) e criação da Diretoria de Previdência Social (também somente com funcionários de carreira).

– Melhoria dos serviços de tecnologia com a criação da Secretaria Especial de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), em substituição a Canoastec. Melhorias no Poder Público estão previstas em infraestrutura, equipamentos, segurança de dados, redes, telecomunicações, licenças e suporte.

 

Rafael Trajano

Rafael Trajano

Editor do Vale Notícia, é jornalista e publicitário, com pós-graduação em Jornalismo Digital. Três vezes vencedor do Prêmio Banrisul de Jornalismo, atuou por mais de uma década nos principais jornais diários de Gravataí, Cachoeirinha e Canoas.

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